Publicado em: 26 de maio de 2017
Oração unânime

Para: Sexta-feira, 26 de maio de 2017

Texto: Atos 1.12-26

“Eles sempre se reuniam todos juntos para orar com as mulheres, a mãe de Jesus e os irmãos dele.” (Atos 1.14)

Saindo do monte das Oliveiras, onde haviam testemunhado a ascensão de Jesus, os discípulos voltaram para Jerusalém. Eles estavam aguardando o cumprimento da promessa de que o Espírito Santo viria sobre eles, o que aconteceu dez dias depois. O relato de Lucas no livro de Atos dos Apóstolos nos diz que durante esse período de espera os discípulos não ficaram inativos. Ao contrário, eles se colocaram em preparação. Homens e mulheres que seguiam o Caminho, Jesus Cristo, estavam juntos em oração, estudando a Palavra e se submetendo à vontade de Deus para escolher um líder no lugar de Judas Iscariotes.

Lemos assim no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 1, versículo 14: “Eles sempre se reuniam todos juntos para orar com as mulheres, a mãe de Jesus e os irmãos dele”. Na tradução de João Ferreira de Almeida é usada uma palavra que resume bem o espírito dessa oração. Ela era feita de forma “unânime”. Essa palavra significa estar em acordo, ou seja, ter interesse comum, em vez de pessoal.

Nossos irmãos da igreja primitiva nos ensinam que devemos estar unidos em oração, sempre sintonizando nossos pedidos, interseções e agradecimentos conforme a vontade do Pai, visando o bem da Igreja. Quando conhecemos a sua vontade, podemos estar unidos no mesmo sentido da fé, certos de que Deus será gracioso em atender às nossas súplicas, não para beneficiar nossas vaidades, mas para o bem da própria Igreja de Cristo e para que mais pessoas conheçam a paz que o mundo não pode dar.

Oremos: Querido Pai, com os primeiros cristãos aprendemos que precisamos ser unânimes em nossas orações, confiando na tua santa e boa vontade para a Igreja. Dá-nos sempre essa certeza. Por teu Filho Jesus Cristo. Amém.