Publicado em: 19 de março de 2017
ONDE ESTÁ MEU ANFITRIÃO?

Domingo, 19 de março de 2017

Leia Lucas 19.1-10

“Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa” (Lc 19.5).

            Jesus está a apenas alguns dias de sua última semana. Ele foi a Jericó para passar a noite, mas o seu anfitrião não está em casa. Então Jesus atravessa a cidade para encontrá-lo.

            Zaqueu é chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Mas ele deixou a coletoria quando ouviu que Jesus estava na cidade. Ele conhecia a reputação de Jesus: enquanto os judeus e seus líderes desprezavam os cobradores de impostos considerando-os traidores e ladrões, Jesus era conhecido por ser amigo de cobradores de impostos. Correndo pela cidade, ele subiu numa árvore para ver o Senhor.

            Jesus vai diretamente até aquele lugar, para, e olha para cima. Chamando Zaqueu pelo nome, ele lhe diz para descer logo da árvore. Jesus quer passar a noite na casa de Zaqueu.

            Zaqueu desce e recebe Jesus com muita alegria. A multidão ouve tudo isso e fica escandalizada. Como Jesus pode escolher ficar na casa de um conhecido pecador? O que as pessoas não sabiam é que Jesus já havia começado a mudar o coração de Zaqueu. O chefe dos cobradores de impostos estava se arrependendo de seus pecados e planejando reparar seus erros passados.

            Jesus diz que Zaqueu é filho de Abraão tanto quanto as pessoas da multidão. Os verdadeiros filhos de Abraão compartilham a fé que Abraão tinha nas promessas feitas por Deus de enviar o Cristo, o Messias. Zaqueu sabia que Jesus tinha dado a ele uma grande honra ao hospedar-se em sua casa. Mas será que ele sabia que o seu Senhor escolhera passar com ele uma de suas últimas preciosas noites na Terra?

Oração: Senhor Jesus Cristo, em tua maravilhosa graça tu buscaste o desprezado chefe de cobradores de impostos, Zaqueu. E o honrou hospedando-te na casa dele. Ajuda-nos a apreciar a honra que nos concedes ao prometeres permanecer conosco sempre. Amém.

Mensagem da série “Da manjedoura ao túmulo vazio”. Período de Quaresma.