Publicado em: 28 de outubro de 2020
O sangue purificador 

Para: quarta-feira, 28 de outubro de 2020
Texto: Hebreus 9.11-14  

Se isso é assim, imaginem então quanto maior ainda é o poder do sangue de Cristo! Por meio do Espírito eterno ele se ofereceu a si mesmo a Deus como sacrifício sem defeito. (Hb 9.14) 

Conforme alguns pensadoresvivemos na era pós-moderna. Mas é interessante que nosso problema é fundamentalmente o mesmo de sempre: nossa consciência nos condena e faz com que nos sintamos inaceitáveis para Deus. Estamos separados de Deus. Podemos doar valores altos em dinheiro para a caridade, ou servir em uma cozinha comunitária, ou realizar cem formas de penitência e autoflagelo, e o resultado será o mesmo: o pecado permanece e a morte gera medo.  

Nós sabemos que a nossa consciência é contaminada não por coisas exteriores. Mas, conforme diz Jesus: “Tudo o que vem de fora e entra numa pessoa não faz com que ela fique impura, mas o que sai de dentro, isto é, do coração da pessoa, é que faz com que ela fique impura” (Mc 7.15). Nós somos contaminados por atitudes como orgulho, autopiedade, amargura, luxúria, inveja, ciúme, cobiça, apatia e medo. A única solução nessa era, e em todos os tempos, é o sangue de Cristo, que nos purifica de todo pecado: “Por meio do Espírito eterno ele se ofereceu a si mesmo a Deus como sacrifício sem defeito” (Hb 9.14) 

Assim, quando a sua consciência se levantar e o condenar, volte-se para Jesus. Ele, o próprio Jesus veio ao mundo com a missão de resgatar o ser humano. Ele nasceu, sofreu, morreu derramando seu sangue na cruz para perdoar nossos pecados, ressuscitou e subiu aos céus para nos garantir a vida eterna. Portanto, o sangue de Jesus, por meio do Espírito Santo, purifica a nossa consciência de obras mortas. Só assim teremos uma fé inabalável e serviremos com veemência o Deus vivo.

Oremos: Amado Salvador, que me resgataste com teu sangue purificador, permite que eu possa sempre contemplar a tua graça, vivendo e testemunhando o teu amor. Amém.