Publicado em: 03 de julho de 2021
O que realmente importa 

Para: sábado, 3 de julho de 2021
Texto: Gálatas 6.11-18  

Não faz nenhuma diferença se o homem é circuncidado ou não; o importante é que ele seja uma nova pessoa.” (Gl 6.15) 

Para cultivar um relacionamento saudável com alguém, não importa, por exemplo, a cor da pele, o nível de escolaridade ou a condição financeira. O que importa é que o relacionamento esteja fundamentado no amor e na verdade. E quanto ao nosso relacionamento com Deus, o que realmente importa?  

A Bíblia diz: “Não faz nenhuma diferença se o homem é circuncidado ou não; o importante é que ele seja uma nova pessoa” (Gl 6.15)Na sua Carta aos Gálatas, o apóstolo Paulo escreveu sobre o fato de que muitas pessoas queriam impor cumprimento de regras e rituaiscomo a imposição da lei cerimonial da circuncisão da antiga aliança, como condicionantes para uma pessoa ser aceita por Deus. 

No entanto, o que realmente importa é nascer de novo, nascer da água e do Espírito, para poder entrar no Reino de Deus. Na nova aliança, o batismo é ordenado por Jesus e nos faz nascer de novo. Quando estamos unidos com Cristo, somos circuncidados não no corpo físico, mas com a circuncisão feita por Jesus, o batismoPois, quando vocês foram batizados, foram sepultados com Cristo; e no batismo também foram ressuscitados com ele por meio da fé que vocês têm no grande poder de Deus, o mesmo Deus que ressuscitou Cristo” (Cl 2.12). 

Em nosso relacionamento com Deus, o que realmente importa é ser uma nova pessoa, moldada no amor de Jesus. Isso não vem de algo que nós possamos fazer ou de alguma condição especial em nós, mas vem pela fé em Jesus, que vivo está, e que nos reconciliou com Deus por meio de sua morte na cruz.  

A antiga aliança, da lei da circuncisão, marcava os moradores da Jerusalém terrestre. A nova aliança, da fé em Jesus, marca os moradores da nova Jerusalém, celestial. Ser uma nova pessoa, em Cristo, faz toda a diferença!

Oremos: Amado Pai celestial, que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos nós, para vivermos como novas criaturas. Amém.