Publicado em: 04 de abril de 2021
O poder de um não 

Para: domingo, 4 de abril de 2021
Texto: Lucas 24.1-12 

“Por que é que vocês estão procurando entre os mortos quem está vivo? Ele não está aqui, mas foi ressuscitado. (Lc 24.5-6) 

O não é uma palavra poderosa. Quando os nossos filhos olham em nosso rosto e perguntam: “Podemos ir à casa do fulano?” e dizemos um não, vemos na expressão do rosto deles o poder que tem um não. Quando olhamos na lista dos que passaram no concurso, dos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), dos que anseiam por um emprego, e não vemos o nosso nome ou o nome do nosso familiar, sentimos, então, como uma palavra tão pequena pode fazer um estrago tão grande. O não pode ser terrível. Pode ser uma dura lei. 

Mas no texto bíblico de Lucas 24, o não é evangelho. É boa notícia. É algo extremamente consolador: “Porém, quando entraram, não acharam o corpo do Senhor Jesus” (Lc 24.3). Num primeiro momento, essa notícia até poderia causar susto e desanimar. Teriam roubado o corpo de Jesus? Mas logo adiante vem outro não. Com mais força evangélica ainda: “Por que é que vocês estão procurando entre os mortos quem está vivo? Ele não está aqui, mas foi ressuscitado” (Lc 24.5-6). 

A Páscoa é a festa do não! Jesus não ficou na morte. A morte não teve e não tem a palavra final sobre a vida dele nem sobre a nossa. Os que morreram crendo em Jesus como seu Salvador, não ficarão mortos, mas, assim como ele, ressuscitarão para a vida eterna. Todos aqueles que creem em Jesus receberão dele o convite: “Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo” (Mt 25.34).  

Que maravilhoso é ouvir e ler que “não acharam o corpo de Jesus”. Quanta alegria e esperança nos traz a certeza da sua ressurreição! Que poder tem este não: “Ele não está aqui!” 

Oremos: Obrigado, Pai celestial, porque teu Filho Jesus não ficou na morte, porque seu corpo não ficou na sepultura. Essa verdade nos anima, consola e desafia a continuarmos vivendo e espalhando a boa notícia de que a morte não tem a palavra final. Por Jesus, Salvador vivo. Amém.