Publicado em: 30 de dezembro de 2021
O pertencimento ao povo de Deus 

Para: quinta-feira, 30 de dezembro de 2021
Texto: Efésios 1.11-14  

“Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo.” (Ef 1.11) 

Alguma vez você já se sentiu chateado por não conseguir fazer parte dos grupos da escola, do trabalho ou do seu bairro? Pertencer, ter pessoas com as quais nos identificamos e com quem podemos contar, é algo de que todos necessitam. É por isso que nos chateamos quando somos deixados de fora, com a sensação de que não pertencemos a certo grupo. 

O texto bíblico da Carta de Paulo aos Efésios, no primeiro capítulo, fala sobre pertencimento. No versículo 11 é dito o seguinte: “Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo” (Ef 1.11). Depois o texto acrescenta que, aos que creem na boa notícia, Deus coloca uma marca de proprietário: “Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo, que ele havia prometido” (Ef 1.13). A boa notícia é a mensagem de que Deus amou e, por isso, salvou o mundo inteiro por meio do seu Filho Jesus Cristo que morreu na cruz em nosso lugar e venceu a morte por nós, ao ressuscitar. 

Isso quer dizer que Deus não deixou ninguém de fora. Ele salvou a todos. E hoje ele concede a bênção de pertencer ao seu povo a todo aquele que vive em união com Cristo.   

Você se sente solitário, deslocado, como se não pertencesse aos grupos ao seu redor? Está chateado porque excluíram você ou, talvez, porque você falhou e ofendeu alguém, e isso fez com que você se distanciasse das pessoas? Saiba que, por meio de Cristo, Deus acolhe você como membro do seu povo. Ele perdoa as nossas falhas. Nele você e eu podemos confiar. E ainda mais: nesse grupo que ele chama de seu povo, há pessoas com quem você pode contar.  

Oremos: Senhor, que eu jamais esqueça que tu não me deixas de fora, que tu não me abandonas ou rejeitas. Lembra-me de que em ti eu posso confiar e que, em meio ao teu povo, há pessoas com quem eu posso contar. Amém.