Publicado em: 02 de novembro de 2020
O fim da morte e das lágrimas 

Para: segunda-feira, 2 de novembro de 2020
Texto: 1Reis 17.17-24 (Finados)  

Aí Elias se deitou em cima do menino três vezes e orou deste modo: — Ó Senhor, meu Deus, faze com que esta criança viva de novo! (1Rs 17.21)

Hoje é o Dia de Finados. Talvez você tenha ido a um cemitério para limpar uma sepultura ou levar flores para depositar no túmulo de alguém querido que já faleceu. Nesse momentoa saudade aumenta e as lágrimas rolam. 

Quando será o fim da morte? Quando a morte, que assusta, que não escolhe idade nem classe social, hora ou lugar, acabará? Quando terminarão as lágrimas da dor e do sofrimento? 

Lágrimas de abandono. Essas eram as lágrimas da viúva de Sarepta. Quanta dor e solidão naquela casa: sem marido e, agora, sem filho, segundo o relato do Primeiro Livro dos Reis. A morte os havia levado e as lágrimas do luto rolavam no rosto daquela pobre mulher. O que fazer? Confiar em Deus. Elias, pelo poder de Deus, trouxe o menino de volta à vida. O texto relata: “Aí Elias se deitou em cima do menino três vezes e orou deste modo: — Ó Senhor, meu Deus, faze com que esta criança viva de novo!” (1Rs 17.21). 

Viver de novo? Como a morte e as lágrimas terão fim para nós? Quando Jesus ressuscitou, foi decretada a morte da morte! 

Dia de Finados nos convida a que façamos um balanço da nossa vida. O que mais valorizamos? Amor ou dinheiro? Carinho ou cobiça? Ternura ou poder? Objetos ou pessoas? Bens materiais ou Jesus Cristo? No dia da nossa morte o que realmente vai contar? O saldo na conta bancária? Um esquife com gavetas? Certamente, não. 

Confie em Jesus, o vitorioso sobre a morte. Sem a obra de Jesus, o mal sairia vitorioso e viveríamos com lágrimas para sempre. Somente o sofrimento de Jesus torna possível o fim das nossas lágrimas. Creia naquele que afirma: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá (Jo 11.25). Jesus é o nosso consolo: a morte foi morta. Cristo quer enxugar as nossas lágrimas! 

Oremos: Jesus, tu venceste a morte. Pedimos-te: vem enxugar as nossas lágrimas de dor e luto. Que creiamos sempre na tua ressurreição. Amém.