Publicado em: 16 de maio de 2020
O Espírito, a água e o sangue 

Para: sábado, 16 de maio de 2020
Texto: 1João 5.1-8 

Jesus Cristo é aquele que veio com a água do seu batismo e com o sangue da sua morte. Ele veio com a água e com o sangue e não somente com a água. E o próprio Espírito Santo é testemunha de que isso é verdade porque o Espírito é a verdade. (1Jo 5.6) 

Você já teve a experiência de receber um presente? Qual foi sua reação ao abrir o pacote? Normalmente ficamos felizes ao sermos presenteados, pois no momento em que recebemos o presente nos sentimos valorizados e acolhidos. 

Deus também deu um grande presente ao mundo: Jesus Cristo. “Jesus Cristo é aquele que veio com a água do seu batismo e com o sangue da sua morte. Ele veio com a água e com o sangue e não somente com a água. E o próprio Espírito Santo é testemunha de que isso é verdade porque o Espírito é a verdade” (1Jo 5.6). Por meio da sua encarnação, morte e ressurreição, Jesus nos deu um tesouro eterno: perdão para os nossos pecados. Esse presente é para todos, sem distinção, afinal, nenhum ser humano consegue vencer o mundo sem desfrutar dessa dádiva. 

Mas, como Deus entrega essa oferta de amor ao mundo? A resposta para essa pergunta está na ação de Deus Espírito Santo, que trabalha em nosso favor. Ele é a terceira pessoa da Trindade que bate à porta do nosso coração para oferecer tamanha graça conquistada pela obra de Jesus. O pacote para embrulhar essa graça é a Santa Escritura, a Bíblia, bem como o batismo e a ceia de Jesus, instituídos por Jesus. Por isso, quando ouvimos sua Palavra, quando lembramos do nosso batismo e quando participamos da Santa Ceia, estamos desembrulhando o maior de todos os presentes, a maior de todas as dádivas, o maior de todos os dons: a salvação. 

O Deus Triúno é o verdadeiro Deus, e somente ele pode nos dar o verdadeiro presente. Agradeçamos ao Espírito Santo que, diariamente, sonda o nosso coração e a nossa mente, agindo em nosso favor para que desfrutemos de tão grande amor, afinal, nele vivemos, nos movemos e existimos. 

Oremos: Amado Deus, a tua ação em minha vida é tão intensa e verdadeira, que até mesmo a fé é obra tua em mim. Que o teu Santo Espírito me conserve no grande presente que é Jesus, para que eu viva em tua graça. Amém.