Publicado em: 13 de novembro de 2022
O dinheiro embaixo do colchão 

Para: domingo, 13 de novembro de 2022
Texto: Mateus 25.14-30  

“Eu sei que o senhor é um homem duro, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. Fiquei com medo e por isso escondi o seu dinheiro na terra.” (Mt 25.24-25) 

Vô Alberto religiosamente recolhia os juros do dinheiro emprestado para amigos e vizinhos. Vó Antônia desconfiava que nem todo esse dinheiro aparecia em casa, mas certeza ela não tinha. Vô Alberto morreu, e vó Antônia continuou na mesma casa, dormindo na mesma cama. Anos depois, quando vó Antônia morreu, a família removeu o colchão de crina vegetal e a antiga desconfiança se confirmou: lá estava parte do dinheiro, agora sem valor algum.  

Histórias como essa, que sabemos que já aconteceram, lembram o final da parábola de Jesus, em Mateus 25. A história é simples, e a mensagem é clara. Jesus, o patrão do texto que se ausenta por um breve tempo, deixa talentos com os seus servos, a Igreja. Esses talentos mencionados na história são um tesouro, e não habilidades que cada um recebeu. Recebido o tesouro, dois servos investem o dinheiro, correndo riscos. O terceiro faz como vô Alberto fez: abre um buraco e enterra as moedas. Nem é preciso dizer quem foi xingado pelo patrão.  

Que tesouro Jesus nos deixou? O tesouro é a Palavra de Deus, é a boa notícia da salvação eterna, mediante a fé em Jesus. Podemos ficar na dúvida se devemos preservar a pureza dessa mensagem ou compartilhá-la. Na verdade, cabe fazer as duas coisas. Mas a parábola de Jesus nos instiga a investir, a pregar. O medo de um senhor duro não deve levar a Igreja a deixar de investir o tesouro, compartilhando o evangelho. Mas e se as pessoas não entenderem? E se entenderem errado? Quem se preocupa com isso não investe. Enterrar o tesouro, deixar o evangelho embrulhado “debaixo do colchão”, ter a mensagem clara nos livros fechados nas estantes é ser infiel. Como irão crer, se não há quem pregue? O tesouro do perdão em Jesus precisa ser anunciado, para que mais pessoas sejam salvas. 

Oremos: Obrigado, Jesus, pelo tesouro que nos deixaste. Fortalece a tua igreja, para que seja serva fiel. Amém. 

 

Vilson Scholz