Publicado em: 12 de janeiro de 2022
O Cordeiro de Deus

Para: quarta-feira, 12 de janeiro de 2022
Texto: João 1.29-34

“No dia seguinte, João viu Jesus vindo na direção dele e disse: — Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1.29)

João Batista é chamado de precursor porque foi enviado para preparar o caminho para Jesus. A sua pregação era vigorosa e a temática de sua mensagem era: “Arrependam-se!”

No dia seguinte ao batismo de Jesus, João Batista viu que ele estava vindo em sua direção e disse: “Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1.29). Essa fala evocava a memória do Êxodo. Na noite da primeira Páscoa, o sangue do cordeiro pascal, passado nos umbrais das portas das casas, foi sinal de libertação para o povo. Agora, para os cristãos, Jesus é o Cordeiro Pascal que doou sua vida como servo e libertou o seu povo, conforme escreveu Pedro: “Vocês foram libertados pelo precioso sangue de Cristo, que era como um cordeiro sem defeito nem mancha” (1Pe 1.19).

João Batista abriu o caminho para Jesus. E o sinal dado por Deus Pai a ele, a fim de que reconhecesse Jesus, foi o Espírito Santo, em forma de uma pomba descida do céu. Dessa maneira, João Batista apontou para Jesus com toda segurança e afirmou: “Eis o Cordeiro de Deus!” E encerrou ali sua missão porque Jesus, cheio do poder do Espírito Santo, iniciaria a sua vida pública, tendo como maior objetivo caminhar rumo à cruz e cumprir a profecia: “O meu servo não tem pecado, mas ele sofrerá o castigo que muitos merecem, e assim os pecados deles serão perdoados” (Is 53.11).

Fiquemos atentos para que, ao pensarmos em Jesus, sempre o façamos conforme João Batista o apresentou: o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Cristo é o Salvador! Ele veio ao mundo para salvar pecadores. Veio fazer o que o ser humano jamais poderia fazer. O Cordeiro de Deus removeu os nossos pecados e garantiu perdão, vida e salvação a todo aquele que nele crer.

Oremos: Senhor Deus, entrego-me inteiramente ao teu cuidado, à tua misericórdia e ao teu amor. Abrigo-me nos méritos de Cristo e recomendo-me à direção do Espírito Santo. Amém.