Publicado em: 19 de julho de 2020
O amor multiplica 

Para: domingo, 19 de julho de 2020
Texto: Marcos 6.35-44  

“Todos comeram e ficaram satisfeitos.” (Mc 6.42) 

A fome, por incrível que pareça, continua sendo um dos graves problemas mundiais. De acordo com um relatório da Organização para as Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, 820 milhões de pessoas em todo o mundo não tiveram acesso suficiente a alimentos em 2018, frente a 811 milhões no ano anterior. Os dados demonstram que o número de pessoas sem acesso à alimentação básica aumentou pelo terceiro ano consecutivo, o que é extremamente preocupante, visto impactar diretamente na sobrevivência das pessoas. Trata-se de uma questão complexa, cuja solução envolve diversos atores e ações de nível global, como também aspectos de ação pessoal, referenciados no texto do Evangelho de Marcos, capítulo 6. 

O texto narra um dos milagres feitos por Jesus. Trata-se do milagre da multiplicação de cinco pães e dois peixes, que alimentaram cinco mil homens, sobrando doze cestos cheios de pedaços de pães e peixes. “Todos comeram e ficaram satisfeitos” (Mc 6.42)Estavam ali pessoas simples, que se aproximaram de Jesus em busca de ajuda, a ponto de o próprio Jesus dizer que elas pareciam ovelhas sem pastor. Jesus passou a ensinar-lhes muitas coisas e, por fim, lhes providenciou alimento.  

Certamente Jesus deve ter anunciado a elas o evangelho da graça e da misericórdia de Deus. Certamente ele falou do perdão dos pecados e do reino dos céus para elas. Jesus providenciou alimento precioso e necessário para a alma de cada uma daquelas pessoas. Porém, elas também tinham fome física, por isso Jesus, sendo Deus, providenciou alimento. Eis a missão de cada um de nós como igreja de Deus que aprendeu a amar: anunciar o evangelho, o alimento para a alma das pessoas, sem deixar de atuar ativamente para saciar a fome física de todos onde for possível. 

Oremos: Senhor, obrigado pelo alimento de cada dia, pelo alimento da alma, mas também pelo alimento do corpo. Amém.