Publicado em: 14 de outubro de 2020
Notícia boa ou notícia ruim? 

Para: quarta-feira, 14 de outubro de 2020
Texto: Hebreus 4.11-13  

“Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados.” (Hb 4.12)

Em casa, à noite, Charles comentou com a família uma notícia que tinha circulado no local de trabalho. Os filhos, sem saber o que dizer, perguntaram: “Pai, isso é bom ou é ruim?” Charles respondeu: Isso simplesmente é. Os filhos ficaram se perguntando se aquilo era um sim ou um não. Poderia ser as duas coisas ao mesmo tempo. 

A Bíblia diz que a palavra de Deus é viva e poderosa” (Hb 4.12). Ela corta mais do que uma espada afiada dos dois lados! Isso é bom ou é ruim? Ou será que simplesmente é? Se a resposta for essa última, poderia ser ouvida assim: “É notícia ruim e notícia boa ao mesmo tempo! 

Faltava experiência aos filhos de Charles para saber se aquela notícia era boa ou ruim. A nós, muitas vezes falta o exame do que fica em volta do texto de Hebreus 4.12 para avaliarmos se aquele anúncio é bom ou ruim. Em geral, quando alguém diz que a palavra de Deus é viva e poderosa, as pessoas se sentem tentadas a responder com amém ou aleluia. Dão a entender que é coisa boa. Mas, se a gente lê o texto maior, verá que Hebreus 4.12 não é, a princípio, uma mensagem tão boa assim. É uma advertência, mais ou menos nestes termos: “Vamos seguir em frente em nossa caminhada cristã, rumo ao descanso de Deus. E não vamos fazer de conta que Deus não está vendo! A palavra dele é viva e poderosa!” 

Isso nos choca. Mas, olhando a Bíblia como um todo, podemos dizer que a frase a palavra de Deus é viva e poderosa também é uma boa notícia. Porque nos garante que Deus faz aquilo que promete. Como fez ao enviar Jesus para nos dar o perdão e a vida eterna. Se ele diz: Você está perdoado, é assim que é. E isso com certeza é uma boa notícia.

Oremos: Amado Deus, mesmo assustados por sabermos que nada escapa aos teus olhos, louvamos-te porque esse teu olhar é olhar de misericórdia. Por Cristo. Amém.