Publicado em: 01 de junho de 2022
Nenhuma pessoa é uma ilha

Para: quarta-feira, 01 de junho de 2022
Texto: Joel 2.28-32  

Então todo aquele que pedir a ajuda do Senhor será salvo.” (Jl 2.32) 

 Nenhuma pessoa é uma ilha. Esse pensamento foi muito enfatizado pelo filósofo Thomas Morus. Ele insistia que nós, seres humanos, necessitamos uns dos outros para o convívio. Em especial, as pessoas precisam umas das outras para que consigam sobreviver neste mundo. Não só em sociedade, mas em todos os aspectos de suas vidas. 

A cada dia vemos que os seres humanos estão se tornando mais individualistas, buscando os seus próprios interesses e deixando de lado o convívio com as outras pessoas. Seja por consequência da violência, que afasta muitos indivíduos de parques e locais públicos, seja pela rotina, que cada vez mais está sufocante com trabalho, escola e atividades extras. Isso faz com que o tempo fique mais curto para atividades de lazer ou de convivência com outras pessoas. 

Deus viu que, desde o início, o ser humano necessitava de ajuda. Por isso, ao longo de toda história da sua relação com os seres humanos, vemos como Deus vem para perto das pessoas e se coloca ao lado delas. Lemos na Bíblia que Deus se coloca ao lado de todos, conforme está escrito: “Então todo aquele que pedir a ajuda do Senhor será salvo” (Jl 2.32). 

 Nessa certeza de que Deus está sempre pronto a nos ajudar em tudo o que precisamos, é que todos os dias podemos agradecer a Deus pela solução do maior problema que tínhamos, quando estávamos distantes do céu e da salvação. Deus nos deu Jesus e a salvação eterna com a vida e morte de Cristo na cruz. Esse problema, sozinhos, nunca poderíamos resolver, mas Deus, sabendo da nossa necessidade, nos deu a vida eterna em Jesus. Com ele, nunca estaremos sozinhos. 

Oremos: Agradecemos-te, querido Deus, por estares sempre disposto a nos ajudar em tudo o que precisamos. E, de forma especial, queremos agradecer-te pela salvação que temos em Jesus, nosso maior presente dado por ti. Amém.