Publicado em: 26 de julho de 2020
Nazaré e Genesaré 

Para: domingo, 26 de julho de 2020
Texto: Marcos 6.53-56  

“Jesus e os discípulos atravessaram o lago e chegaram à região de Genesaré.” (Mc 6.53) 

Nazaré é a cidade onde Jesus passou a maior parte dos seus trinta e três anos de vida aqui na terra. Nascido em Belém, ele teve que fugir com os seus pais para o Egito, pois o rei Herodes procurava matá-lo. Depois de algum tempo, ele retornou com seus pais para Nazaré, onde era conhecido como o “filho do carpinteiro”. 

Anos mais tarde, na companhia dos discípulos, Jesus visitou a cidade e passou a ensinar na sinagoga. Contudo, os moradores de Nazaré ficaram desiludidos com ele e diziam: “Por acaso ele não é o carpinteiro, filho de Maria? Não é irmão de Tiago, José, Judas e Simão? As suas irmãs não moram aqui? (Mc 6.3). E o evangelista Marcos descreve a passagem de Jesus por Nazaré assim: “Ele não pôde fazer milagres em Nazaré, a não ser curar alguns doentes, pondo as mãos sobre eles. E ficou admirado com a falta de fé que havia ali” (Mc 6.5-6). 

Saindo de Nazaré, Jesus voltou para a região próxima ao lago da Galileia. Depois de realizar o milagre da multiplicação dos pães e peixes, dirigiu-se para a cidade de Genesaré, que ficava às margens do lago. Lá, teve uma acolhida diferente. As pessoas começaram a trazer os doentes em camas e os levaram para o lugar onde sabiam que Jesus estava” (Mc 6.55). E Jesus curou muitas pessoas naquela cidade. 

Nazaré e Genesaré, de certa forma, representam a postura das pessoas diante de Jesus. Há os que questionam se, de fato, ele é o Filho de Deus, se a sua morte e ressurreição realmente proporcionam o perdão e a vida eterna. Outros se alegram e confiam nele como seu Deus e Salvador! De que lado você está? Do lado de Nazaré ou de Genesaré? 

Oremos: Senhor Deus, muito obrigado porque me revelaste Jesus, meu Salvador. Fortalece minha fé para que eu não duvide, mas ponha nele minha esperança. Amém.