Publicado em: 20 de março de 2017
LOGO, MAS AINDA NÃO

Segunda-feira, 20 de março de 2017

Leia Lucas 19.11-27

“(Jesus disse:) Acontece que o povo do seu país o odiava e por isso mandou atrás dele uma comissão para dizer que não queriam que aquele homem fosse feito rei deles” (Lc 19.14).

            Quando Jesus decidiu ficar na casa do chefe dos cobradores de impostos, Zaqueu, ele dividiu a multidão. Alguns estão zangados por Jesus se associar com alguém com fama de pecador. Outros acham que o Reino de Deus iria aparecer logo que Jesus chegasse em Jerusalém, a capital judaica. Jesus conta então uma parábola que responde aos dois grupos.

            As pessoas não têm dificuldade em imaginar a história que ele conta de um nobre viajando para um país distante onde seria proclamado rei. Era assim que funcionava no Império Romano. Herodes, o Grande, saiu da terra da Palestina e viajou a Roma antes de ser proclamado rei pelo imperador Augusto. E só então ele pode retornar para governar.

            Jesus fala de si mesmo como o homem importante da história: o grande Filho de Davi e Filho de Deus. Ao invés de começar seu reinado ao entrar em Jerusalém, ele será morto por seus inimigos. Mas após sua ressurreição, ele deixará a terra e subirá ao céu onde o Pai o proclamará Rei. Então, no Último Dia, e somente no Último Dia, Jesus voltará para recompensar seus servos fiéis e estabelecerá seu Reino na nova terra.

            Agora, a caminho de Jerusalém, Jesus se volta a seus inimigos. Ele demonstrou grande paciência, humildade, graça, misericórdia e amor para com eles. Mas eles o odiaram, sem motivo. Ele adverte que o tempo do julgamento está chegando. Ele voltará com seus anjos para capturar seus inimigos e matá-los.

            Esse julgamento parece duro demais para nossos ouvidos. Mas Cristo, seu Rei, tem alertado você. Se você não se prostrar em fé diante dele, você perderá sua vida e sofrerá eternamente no inferno.

Oração: Todo-Poderoso Deus, tu estabeleceste teu Filho como o Governante de todas as coisas no céu e na terra. Vence meu coração rebelde para que eu ame a Jesus e o sirva agora e por toda a eternidade. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Mensagem da série “Da manjedoura ao túmulo vazio”. Período de Quaresma.