Publicado em: 03 de novembro de 2020
Jesus: sacerdote para sempre 

Para: terça-feira, 3 de novembro de 2020
Texto: Hebreus 6.13-20  

E ele [Jesus] se tornou para sempre o Grande Sacerdote, na ordem do sacerdócio de Melquisedeque.” (Hb 6.20)

Nenhuma pessoa no mundo, viva ou morta, pode servir como intermediária entre Deus e nós. Nem mesmo Maria, José, Pedro ou mesmo Paulo. Todavia, precisamos de um mediador, ou Deus terá que lidar conosco como um juiz severo. Para que fim o Filho de Deus se fez homem? Quando temos o verdadeiro intermediário ao nosso lado, Deus lida conosco como um Pai amoroso e perdoador. 

No Antigo Testamento, os sacerdotes eram escolhidos por Deus e nomeados para servir a Deus em favor do povo. A sua função era ouvir o povo em suas necessidades, confortar pecadores ignorantes, oferecer sacrifícios pelos pecados. Mas todos os sacerdotes eram imperfeitos e transitórios. 

Cristo é o nosso Grande Sacerdote, escolhido por Deus para servir em favor do povo. A sua função é cumprir a Lei em nosso lugar e oferecer a si mesmo como perfeito sacrifício pelos nossos pecados. Cristo é Sacerdote para sempre. O texto bíblico relata: “E ele [Jesus] se tornou para sempre o Grande Sacerdote, na ordem do sacerdócio de Melquisedeque” (Hb 6.20). 

Saber que Cristo é sacerdote para sempre é muito consolador para nós! Que magnífico contraste entre Cristo e os demais sacerdotes do Antigo Testamento! Esses tinham um tempo determinado para atuar. Mas Jesus Cristo não tem sucessor já que o seu sacerdócio é eterno.  

Jesus Cristo foi em direção à cruz e foi sacrificado por nós. Por causa da obra de Jesus, Deus lida conosco como um Pai misericordioso. Jesus é sacerdote para sempre. Confie nele, pois ele continua advogando a nossa causa perante o nosso Pai no céu.

Oremos: Senhor Deus, por causa de Jesus, tu nos olhas pelo prisma da cruz, tu nos vês com amor. Agradecemos-te por teres enviado teu Filho, nosso Grande Sacerdote, para ser nosso intermediário junto a ti. Amém.