Publicado em: 16 de novembro de 2020
Jesus Cristo, o Rei dos reis 

Para: segunda-feira, 16 de novembro de 2020
Texto: Daniel 7.9-10, 13-14  

Deram-lhe o poder, a honra e a autoridade de rei, a fim de que os povos de todas as nações, línguas e raças o servissem. O seu poder é eterno, e o seu reino não terá fim.” (Dn 7.14)

Na narrativa bíblica, algumas nações, por um período, exerceram poder e domínio sobre o povo de Deus, em especial os assírios, os babilônicos, os persas, os gregos e os romanos. Eles assemelhavam-se na violência, na maldade e na busca pelo poder, como é retratado no início do capítulo sete de Daniel.  

Daniel, após demonstrar a maldade dos reis deste mundo, anuncia: “Deram-lhe o poder, a honra e a autoridade de rei, a fim de que os povos de todas as nações, línguas e raças o servissem. O seu poder é eterno, e o seu reino não terá fim” (Dn 7.14)Um novo reino estava para surgir, com autoridade diante de todos os povos, línguas e nações, não por um período apenas, mas para reinar por toda a eternidade. 

Com a sua morte e ressurreição na cruz, Jesus Cristo inaugurou esse novo Reino. Jesus é o único Rei que não gera medo, que não traz a maldade e que não deseja desesperadamente a busca pelo poder. Pelo contrário, Jesus veio para servir, dar a sua vida aos que estavam perdidos e condenados, e conceder o perdão dos pecados, vida eterna e salvação a todos os que nele creem. Assim como o próprio Jesus afirmou: “Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente (Mt 20.28). 

Jesus, o Rei dos reis, não reina pelo medo ou pela maldade, mas pela sua graça e misericórdia. O seu domínio não se limita apenas a um povo, mas a todos. Por isso, antecipadamente Deus permite vivermos nesse reino celestial pela fé para que, com o auxílio do Espírito Santo, mova nosso coração a testemunharmos sobre ele a outras pessoas que vivem longe da salvação.  

Oremos: Querido Deus, graças te damos porque nos fizeste participantes do teu Reino por meio do sacrifício de Cristo na cruz. Pedimos que nos permitas testemunhar desse reino que não tem fim aos que estão afastados de ti. Em nome de Jesus. Amém.