Publicado em: 10 de novembro de 2021
Foco na eternidade 

Para: quarta-feira, 10 de novembro de 2021
Texto: Lucas 21.5-19  

“Chegará o dia em que tudo isso que vocês estão vendo será destruído. E não ficará uma pedra em cima da outra.” (Lc 21.6) 

Na época do ministério terreno de Jesus, as pessoas, incluindo os seus discípulos, falavam a respeito do Templo de Jerusalém com muito entusiasmo e deslumbramento. Elas chamavam a atenção para as belas pedras que o enfeitavam e as muitas dádivas que o cercavam. Jesus jogou um “balde de água fria” no olhar impressionado dos seus discípulos ao dizer: “Chegará o dia em que tudo isso que vocês estão vendo será destruído. E não ficará uma pedra em cima da outra” (Lc 21.6). A predição de Jesus se cumpriu no ano 70 d.C., quando os romanos destruíram o Templo e a cidade ficou em ruínas.

A profecia de Jesus nos ensina que a verdadeira glória da igreja cristã não consiste em seus prédios de adoração, mas na Palavra e nos sacramentos experimentados na vida piedosa dos filhos de Deus. Cristo nos mostra que o esplendor das invenções e obras do mundo não devem tirar a eternidade do foco de nossa vida e de nossos planos. Além disso, ao seguirmos Jesus, podemos sofrer com o ódio e a perseguição, mas seremos amparados por ele. “Todos odiarão vocês por serem meus seguidores”, disse Jesus. “Mas nem um fio de cabelo de vocês será perdido. Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos” (Lc 21.17-19).

A destruição do Templo serviu para preparar os discípulos para o Dia do Juízo Final, quando prestaremos contas a Deus e tudo o que há no mundo será destruído. Esse dia, para o cristão, será de alegria e de júbilo. Jesus, nosso verdadeiro Templo, foi colocado na sepultura, mas ressurgiu de forma gloriosa exatamente para que possamos estar com ele na mansão celestial. Que essa verdade nos anime e ajude a mantermos o foco na eternidade!

Oremos: Senhor, o mundo muitas vezes nos impressiona com suas obras e invenções, e pode tirar o nosso foco da eternidade. Dá-nos olhos fixos em ti para que, à medida que passamos pelas coisas temporais, não percamos aquilo que é eterno. Amém.