Publicado em: 17 de julho de 2018
Ficar de bem

Para: Terça-feira, 17 de julho de 2018

Leia em sua Bíblia: Colossenses 1.21-23

“Mas agora, por meio da morte do seu Filho na cruz, Deus fez com que vocês ficassem seus amigos a fim de trazê-los à sua presença para serem somente dele, não tendo mancha nem culpa.” (Cl 1.22)

É costume entre as crianças brasileiras um ritual curioso e singelo. Após uma briga, crianças cruzam entre si os dedos mínimos, os “mindinhos” da mão direita para sinalizar a retomada da amizade. Elas costumam chamar esse gesto de “ficar de bem”. Brigou por causa do jogo de futebol, cruzou os dedinhos, ficou de bem. Funciona assim. Um ato simples, mas poderoso!

Não é novidade nenhuma dizer que nós estamos afastados de Deus. Guerras, crimes e mortes são sintomas da revolta da humanidade contra Deus. Brigas, fofocas e raiva são sinais da nossa inimizade pessoal contra Deus. E, agora? Como ficar de bem? Que ritual poderíamos fazer para retomar a amizade com Deus? Na verdade, não há nada que nós possamos fazer. Somos completamente incapacitados para ficar de bem com Deus. Mas, felizmente, a história não termina assim.

Deus realizou o ato e ritual mais poderoso de todos os tempos para retomar a amizade com a humanidade: “Por meio da morte do seu Filho na cruz, Deus fez com que vocês ficassem seus amigos a fim de trazê-los à sua presença para serem somente dele, não tendo mancha nem culpa” (Cl 1.22). Muito mais do que cruzar dedinhos, Deus entregou seu Filho à cruz. Jesus morreu para que nós nos tornássemos amigos de Deus novamente. A morte de Jesus tira a mancha e a culpa de todos os pecados! Isso significa que, por causa de Jesus, Deus está de bem com a gente! Deus está sorrindo para nós!

Deus fez questão de mostrar que tudo isso é verdade ao ressuscitar Jesus, que saiu do túmulo para abraçar e consolar seus amigos, não para se vingar. Definitivamente, Deus está de bem com você.

Oremos: Querido Deus amado, muito obrigado por venceres a inimizade que nós construímos contra ti. Agradecemos por Jesus, que morreu na cruz para nos fazer amigos teus novamente. Estamos de bem! Que bom! Que assim seja sempre. Amém.