Publicado em: 18 de março de 2023
Exemplo 

Para: sábado, 18 de março de 2023
Texto: Romanos 4.13-17  

“Portanto, a promessa de Deus depende da fé.” (Rm 4.16) 

Nós aprendemos melhor quando nos é dado um exemplo. Ele torna aquilo que nos está sendo ensinado mais concreto, tangível. Por meio dele, conseguimos visualizar e compreender ideias, conceitos e verdades.  

No capítulo três da Carta aos Romanos, o apóstolo Paulo havia exposto a verdade bíblica fundamental de que o ser humano é aceito por Deus pela fé em Jesus. Não por mérito, desempenho, posição social ou capacidade intelectual. “Assim percebemos que a pessoa é aceita por Deus pela fé e não por fazer o que a lei manda” (Rm 3.28), ele escreveu.  

Na sequência, o apóstolo sentiu a necessidade de dar um exemplo. E isso é feito no capítulo quatro. Assim, ele passou a falar da experiência de Abraão, narrada nas páginas da Escritura no livro de Gênesis. Em vez de falar de Moisés e da Lei dada a ele por Deus, ele recua para o início da história dos hebreus, encontrado em Abraão e sua família. Isso para mostrar que, desde o início, Deus sempre recebeu as pessoas por meio da fé: “Portanto, a promessa de Deus depende da fé, a fim de que a promessa seja garantida como presente de Deus a todos os descendentes de Abraão” (Rm 4.16). 

Nós vivemos em meio a muitos contextos de exclusão e segregação, onde as pessoas são medidas e julgadas de acordo com os seus recursos financeiros, a sua cor, a sua inteligência ou as suas amizades. Como descendentes de Abraão, que seguem o seu exemplo de fé, confessamos que todo o que crê em Jesus é aceito e incluído no povo de Deus. Isso porque a morte de Jesus Cristo foi o maior exemplo de amor que já existiu, pois ele morreu por todos os pecadores, tornando a todos igualmente perdoados. 

Oremos: Querido Pai, obrigado pela salvação que é um presente gracioso. Que o exemplo de fé de Abraão me anime a crer no maior exemplo de amor já visto, o do teu filho Jesus. Amém.