Publicado em: 04 de abril de 2017
Eu, nunca?

Para: Terça-feira, 04 de abril de 2017

Texto: Marcos 14.27-31

“Mas Pedro repetia com insistência: — Eu nunca vou dizer que não o conheço, mesmo que eu tenha de morrer com o senhor! E todos os outros discípulos disseram a mesma coisa” (Mc 14.31).

Eles haviam prometido fidelidade e amor eterno. Nas belas e artísticas fotos postadas nas redes sociais, o dia foi marcado como “o dia mais feliz” de suas vidas. Um ano depois, veio a traição e o casamento acabou.

Nossas promessas são falhas, nossos acordos se desfazem, nossos cessar-fogos são interrompidos, nossas alianças desrespeitadas. Prometemos menos televisão e mais livros, mais família e menos bebida, mais bem e menos rancor. E falhamos em cumpri-las.

Jesus tinha dito aos seus discípulos: “Todos vocês vão fugir e me abandonar”. Era como ele dissesse aos noivos, no “dia mais feliz” de suas vidas, que haveria uma traição e eles descumpririam suas promessas. Por isso, era difícil acreditar no que Jesus dizia. “Mas Pedro repetia com insistência: — Eu nunca vou dizer que não o conheço, mesmo que eu tenha de morrer com o senhor! E todos os outros discípulos disseram a mesma coisa” (Mc 14.31).

Bem, Jesus foi preso. E todos fugiram de medo. As palavras de Pedro refletem a nossa frágil fé. Jesus conhece nossa fragilidade. E quer ajudar. Então, ele, santo, perfeito, cumpridor de todas as promessas, diz aos discípulos que o abandonariam: “Depois que eu for ressuscitado, irei adiante de vocês, para a Galileia”. Ele já marca o reencontro, apesar de ser abandonado!

E conosco, Jesus já marcou também o reencontro. Um dia ele retornará e, apesar de nossa infidelidade, de nossa falta de coragem para carregar nossa cruz, ele oferece hoje o perdão, para que o reencontro seja de alegria, de paz. Ele marcou, ele virá. Ele foi à Galileia e levou paz aos seus discípulos. Ele marcou, ele virá novamente. Ressuscitado, cumprirá sua promessa e nos ressuscitará para a vida eterna.

Oremos: Jesus, perdoa-me por minha fraqueza. Que o teu Santo Espírito me dê forças e coragem diante dos perigos à minha fé. Guarda-me para a ressurreição para a vida eterna. Amém.