Publicado em: 26 de junho de 2018
Enfrentando a tristeza com Deus

Para: Terça-feira, 26 de junho de 2018

Leia em sua Bíblia: 1 Reis 19.1–8

“Elias se levantou, comeu e bebeu, e a comida lhe deu força bastante para andar quarenta dias e quarenta noites até o Sinai, o monte sagrado.” (1Rs 19.8)

Há dias, momentos e situações em que nos sentimos profundamente fracassados, tristes, cabisbaixos e sem esperança. Há ocasiões em que a tristeza ou a decepção é tão forte que dá vontade de acabar com tudo e morrer. Ninguém está imune de enfrentar tal situação. Até mesmo pessoas com muita fé em Deus podem desencadear este quadro fragilizado. Enfrentar a tristeza, o sofrimento e a dor com coragem, sempre é uma luta.

Elias, profeta de Deus, perseguido e com medo, fugiu sentindo uma profunda tristeza. O registro bíblico relata que Elias “foi para o deserto, andando um dia inteiro. Aí parou, sentou-se na sombra de uma árvore e teve vontade de morrer. Então orou assim: — Já chega, ó Senhor Deus! Acaba agora com a minha vida! Eu sou um fracasso, como foram os meus antepassados” (1Rs 19.4). Ao ouvir o clamor do profeta, Deus se compadeceu de Elias e teve misericórdia dele. Enviou-lhe um anjo que, em duas ocasiões, o alimentou e o incentivou para continuar sua missão e vida. Reanimado, a Bíblia relata que “Elias se levantou, comeu e bebeu, e a comida lhe deu força bastante para andar quarenta dias e quarenta noites até o Sinai, o monte sagrado” (1Rs 19.8).

No monte das Oliveiras, ao sentir o peso das consequências do enfrentamento da cruz, o próprio Jesus Cristo clamou: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres” (Lc 22.42).

Em tempos de tristeza e falta de esperança, podemos buscar em Cristo o consolo para superar as dificuldades e as grandes decepções. De Deus, o Senhor, vem o livramento e o estímulo para a vida. Jesus nos dá suporte a fim de enfrentarmos com coragem os nossos problemas. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.

Oremos: Das profundezas clamo a ti, ó Senhor; ouve a minha voz! Em nome de Jesus. Amém.