Publicado em: 08 de janeiro de 2021
Encontrado 

Para: sexta-feira, 8 de janeiro de 2021
Texto: Isaías 43.1-7 

“Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome, e você é meu.” (Is 43.1)  

Uma experiência muito desagradável é perder-se no meio de uma multidão. Isso pode acontecer com qualquer um, mais é comum que aconteça com crianças. Um minuto de desatenção pode fazer com que elas se percam no supermercado, no shopping ou no centro da cidade. Surge o terrível medo de ficar sozinho e não poder retornar para casa e é imenso o alívio quando a criança é encontrada e ouve uma voz familiar a lhe chamar pelo nome. 

O povo do Senhor estava espalhado no meio da multidão de outros povos que constituía o Império Babilônico. Após a destruição de Jerusalém e do Templo, muitos tinham perdido a esperança de que Deus poderia salvá-los. Embora seguissem a vida, trabalhando e constituindo família, sentiam-se perdidos e abandonados espiritualmente. O medo de ficar sozinho na multidão, perder a identidade própria, de não poder retornar, aumentava dia a dia. Para pôr um fim nisso, Deus foi ao encontro do seu povo e disse: “Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome, e você é meu” (Is 43.1). De fato, o Senhor levou o seu povo de volta para a terra de Israel, na qual reedificaram Jerusalém e o Templo.  

São muitas as situações que nos fazem ter a sensação de estarmos perdidos, fazendo com que sintamos medo: mudar para uma nova cidade, a internação em um hospital, o fim de um relacionamento, o desemprego ou ainda a percepção de ser apenas mais um no frenesi acelerado das grandes cidades. Em meio a tudo isso, somos lembrados de que o Senhor nos conhece e nos chama pelo nome. Ele também sabe da sua história, da sua luta e das suas lágrimas. Foi por você estar perdido que ele enviou o seu Filho Jesus pra lhe encontrar e lhe dizer: “Não tenha medo; tenha fé!” (Mc 5.36).

Oremos: Como é reconfortante saber que me conheces pelo nome, ó Pai! Por vezes tenho andado inquieto em meio a tudo o que tem acontecido. Ajuda-me a entender que sempre estás atento e a perceber a tua presença em minha vida. Amém.