Publicado em: 03 de outubro de 2020
Em tudo igual aos seus irmãos 

Para: sábado, 3 de outubro de 2020
Texto: Hebreus 2.14-18  

Isso quer dizer que foi preciso que Jesus se tornasse em tudo igual aos seus irmãos a fim de ser o Grande Sacerdote deles, bondoso e fiel no seu serviço a Deus, para que os pecados do povo fossem perdoados.” (Hb 2.17) 

Jesus, o perfeito Filho de Deus, tornou-se um ser humano igual a nós. Ele se encarnou para ser, além de verdadeiro Deus, verdadeiro ser humano. Ele precisava fazer isso? Por si e para si, não! Mas ele precisava se tornar homem, precisava ser igual a nós, por nossa causa. É o que diz o autor da Carta aos Hebreus: “O próprio Jesus se tornou igual a eles, tomando parte na natureza humana deles. Ele fez isso para que, por meio da sua morte, pudesse destruir o Diabo, que tem poder sobre a morte” (Hb 2.14). Jesus precisava ser homem para morrer e destruir o Diabo e a morte. Ele precisava derramar o seu sangue para cumprir a promessa de Deus e destruir o Diabo. 

Mas há mais: “Isso quer dizer que foi preciso que Jesus se tornasse em tudo igual aos seus irmãos a fim de ser o Grande Sacerdote deles, bondoso e fiel no seu serviço a Deus, para que os pecados do povo fossem perdoados” (Hb 2.17). Jesus foi em tudo igual a nós, menos no pecado, pois foi fiel a Deus. Ele jamais desobedeceu ao Pai. Mas ainda assim se ofereceu para pagar o nosso pecado, para conquistar para nós o perdão dos pecados e nos libertar para uma vida como filhos de Deus. 

Mas ainda há mais um motivo: “E agora Jesus pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu” (Hb 2.18). Ele foi igual a nós em tudo. Também foi tentado ao pecado, mas não pecou. Ele também sofreu e sentiu as dores da natureza humana. Por isso, ele nos entende. Ele é igual a nós, em tudo. Ele ora por nós diante do Pai, pois sabe pelo que passamos nesta vida. Ele cuida de nós com muito amor. Não estamos sozinhos. Ele está conosco, sempre.

Oremos: Senhor Jesus, tu conheces as nossas fraquezas e as nossas dores. Por isso, ajuda-nos sempre. Dá-nos forças para sermos fiéis e para vivermos como filhos do Pai, agora e para sempre. Amém.