Publicado em: 21 de dezembro de 2020
Duvidar e a descrença 

Para: segunda-feira, 21 de dezembro de 2020
Texto: Isaías 52.7-10 

“Na presença de todas as nações, o Senhor vai mostrar o seu santo poder. O mundo inteiro verá que foi o nosso Deus quem nos salvou.” (Is 52.10) 

Uma das maneiras de convencer alguém a fazer algo é dizer que ela não consegue fazê-lo. Quando ouvimos alguém nos dizer: “Eu duvido que você faça isso”, parece que acende dentro de nós uma vontade quase incontrolável de provar que conseguimos, que somos capazes, que temos o poder de realizar algo.  

A descrença em Deus é como uma provocação ao próprio Deus, é duvidar não somente dele e do seu poder, mas também duvidar que ele existe. Quando alguém abandona a fé cristã, em geral, ela traz também dúvidas para as outras pessoas: “Onde está o seu Deus? Se ele existe mesmo, que mande parar as atrocidades. Se ele existisse, será que deixaria tanta maldade acontecer? Essa história de Natal é só uma festa pagã que a igreja reinventou. Há muitas histórias parecidas com a de Jesus, de ressurreição, entre outros povos. É tudo mentira. Deus não existe. Duvido que ele faça algo comigo. 

“O meu nome é blasfemado incessantemente todo o dia” (Is 52.5), já disse Deus sobre os babilônios. Hoje, a blasfêmia continua, e Deus é ofendido sem parar. Mas a blasfêmia cessará: “Na presença de todas as nações, o Senhor vai mostrar o seu santo poder. O mundo inteiro verá que foi o nosso Deus quem nos salvou” (Is 52.10) 

O santo poder de Deus é terrível para quem continuar duvidando do Criador. A condenação ao inferno cessará toda a blasfêmia e o orgulho humano. Ao mesmo tempo, o seu santo poder é libertação para os que confiam nele, para os que aqui sofrem com os insultos, com a constante ameaça intelectual ou física de quem não teme a Deus. Muitos no mundo, hoje, ao olharem para a manjedoura e ouvirem sobre Jesus, o salvador enviado ao mundo por Deus, duvidam, riem, acham-se inteligentes demais para acreditar. Mas quando vemos Jesus na manjedoura e cremos, já descansamos das dúvidas e do medo do futuro ou da morte. Ao vermos Jesus, sabemos que não há como duvidar: todos verão que Deus nos salvou. 

Oremos: Pai, mostra o teu santo poder. Em nome de Jesus. Amém.