Publicado em: 18 de novembro de 2022
Doentes 

Para: sexta-feira, 18 de novembro de 2022
Texto: Ezequiel 34.11-24  

“Procurarei as ovelhas perdidas, trarei de volta as que se desviaram, farei curativo nas machucadas e tratarei das doentes.” (Ez 34.16) 

Nós queremos ser fortes, saudáveis e bem-sucedidos. Investimos tempo e dinheiro para, pelo menos, nos sentirmos assim. Incentivados pelo mundo da mídia, tentamos construir uma imagem de alegria e de sucesso em fotos repletas de sorrisos, jantares e viagens. Mas, quando nos deitamos, sem filtros e na solidão do travesseiro, não há como esconder o quanto estamos perdidos, desviados, machucados e doentes. 

Para um povo machucado pela desmoralização de uma guerra perdida e da escravidão, pela lembrança de seus pecados e da sua desconfiança do amor e poder divinos, Deus falou por meio do profeta Ezequiel: “Procurarei as ovelhas perdidas, trarei de volta as que se desviaram, farei curativo nas machucadas e tratarei das doentes. Mas destruirei as que estão gordas e fortes, porque eu sou um pastor que faz o que é certo” (Ez 34.16).  

A nossa maldade não passa despercebida. Deus sabe o quanto podemos ser maus, maltratando as outras pessoas quando estamos bem, impondo ainda mais dor às pessoas já enfraquecidas. Então Deus olha para nós e diz: “Eu vou socorrer as minhas ovelhas”. Perdidos, desviados, machucados e doentes, sem forças para achar o caminho, sem luz própria para afastar a escuridão do pecado e da descrença, somos encontrados pelo próprio Criador: “Eu darei às minhas ovelhas um rei que será como o meu servo Davi, para ser o seu único pastor. Ele será o seu pastor e cuidará delas” (Ez 34.23).  

E Jesus veio! O bom pastor Jesus não é um governante qualquer, um influenciador digital ou um guru espiritual. Ele não simplesmente aceita nossas feridas, desvios e pecados: ele nos encontra, cura nossas feridas, perdoa todos os pecados e nos coloca em lugar seguro. Ele nos salva completamente. 

Oremos: Senhor Jesus, obrigado por seres o nosso único pastor, o nosso Salvador. Amém.