Publicado em: 29 de maio de 2021
Importante é colocar os pingos nos “is” 

Para: sábado, 29 de maio de 2021
Texto: Atos 2.29-36  

Todo o povo de Israel deve ficar bem certo de que este Jesus que vocês crucificaram é aquele que Deus tornou Senhor e Messias. (At 2.36) 

Na língua portuguesa temos uma expressão popular: colocar os pontos nos is”. Essa expressão significa corrigir e deixar tudo muito bem explicado.  

Temos um exemplo da importância disso no texto de Atos, capítulo 2. Esse texto bíblico narra que, no dia do Pentecostes, muita gente ficou confusa com a manifestação do Espírito Santo. Algumas pessoas, inclusive, ao presenciarem e não entenderem como os discípulos falavam em línguas estrangeiras, faziam chacota, dizendo que os discípulos estavam bêbados. Ou seja, tudo ficou confuso e era necessário um posicionamento robusto e lúcido. 

Naquela ocasião, o apóstolo Pedro colocou-se de pé diante da multidão, tomou a palavra e fez uma pregação forte e corajosa. Naquele momento, efetivamente, ele colocou os pingos nos is. Pedro lembrou aos presentes que Abraão, um patriarca muito amado e honrado pelo povo, era um ser humano mortal. Portanto, Abraão não era um tipo de deus. Ele era um modelo de fé pois havia vivido na esperança do Salvador prometido por Deus. 

Pedro foi enfático ao deixar bem claro quem é o Salvador esperado, com fé, por Abraão. Segundo o livro de Atos, capítulo 2, versículo 36, as palavras de Pedro foram: “Todo o povo de Israel deve ficar bem certo de que este Jesus que vocês crucificaram é aquele que Deus tornou Senhor e Messias” (At 2.36) 

Quando algo é esclarecido, imediatamente a confusão é resolvida e a vida segue com clareza. Uma verdade que a palavra de Deus ensina: quando colocamos os pingos nos “is, vemos que sem Jesus Cristo não podemos ser salvos e nossa vida fica confusa. Cristo é o Salvador, não há outro.  

Oremos: Senhor, amado Deus, agradecidos pelo teu amor, pedimos que sempre nos faças ver com clareza que Jesus Cristo é o nosso único e suficiente Salvador. Amém.