Publicado em: 09 de setembro de 2021
Deus escuta o nosso pedido de socorro 

Para: quinta-feira, 9 de setembro de 2021
Texto: Salmo 119.169-176  

“Que o meu grito de socorro chegue a ti, ó Senhor Deus!” (Sl 119.169) 

Você já ouviu falar do naufrágio do Titanic? Muitos fatos curiosos envolveram essa tragédia, ocorrida em 1912. Os seus construtores diziam que o Titanic era tão seguro que “nem mesmo Deus conseguiria afundá-lo”. Mas, em sua primeira viagem, o mais seguro navio já construído se chocaria com um iceberg e afundaria, matando quase mil e quinhentas pessoas. 

Um fato marcante do naufrágio é de que nele foi enviado um dos primeiros sinais de S.O.S. da história, ficando marcado, desde então, como o símbolo universal da urgência de socorro. Se o pedido de S.O.S. do navio tivesse sido escutado antes pelas embarcações próximas, muitas vidas teriam sido salvas.   

Essa história nos remete ao Salmo 119, onde o autor confessa a sua angústia e a urgente necessidade de ajuda, clamando: “Que o meu grito de socorro chegue a ti, ó Senhor Deus! Ó Deus, que a tua mão esteja sempre pronta para me ajudar!” (Sl 119.169, 173). 

A verdade é que todos estamos sujeitos a enfrentar aflições, dificuldades e até tragédias em nossa vida. Porém, diferentemente do Titanic, podemos confiar que o nosso pedido de auxílio, o nosso S.O.S., sempre chegará no tempo certo aos ouvidos de nosso Deus. Como um Pai amoroso ele vem prontamente ao nosso encontro, estendendo sua mão protetora sobre cada um de nós, mesmo que estejamos “no vale da sombra da morte”. 

Deus é o comandante de nossa vida. Com ele, mesmo que o nosso barco se choque contra icebergs e venha a afundar, poderemos confessar confiantes com o apóstolo Paulo: “Não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor” (Rm 8.39). 

Oremos: Amado Pai, escuta nossa oração e guia nossa vida sob a proteção amorosa de teu filho Jesus, nosso Salvador! Nas tuas mãos poderosas nós nos entregamos. Amém.