Publicado em: 10 de fevereiro de 2017
Deus cura Naamã

Para: Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Texto:2 Reis 5.1-14

“Então Naamã desceu até o rio Jordão e mergulhou sete vezes, como Eliseu tinha dito. E ficou completamente curado. A sua carne ficou firme e sadia como a de uma criança” (2Rs 5.14).

Eliseu era um grande profeta, conhecido até fora de Israel, sua região. Por estar gravemente doente, um comandante muito respeitado no exército sírio, chamado Naamã, buscou ajuda do profeta através do testemunho de uma menina. Naamã foi até a casa de Eliseu, mas este nem mesmo precisou sair para vê-lo. Deu orientações através do empregado para que Naamã se banhasse no rio Jordão e, então, ele ficaria curado. Mesmo zangado por não ter visto Eliseu pessoalmente, Naamã seguiu as orientações. Acreditava, ao menos, na palavra anunciada por Eliseu.

No segundo livro de Reis, capítulo 5, verso 14, lemos: “Então Naamã desceu até o rio Jordão e mergulhou sete vezes, como Eliseu tinha dito. E ficou completamente curado. A sua carne ficou firme e sadia como a de uma criança”. Pelo poder de Deus através daquele profeta, o comandante foi curado. A palavra divina tem poder porque vem de Deus. É Deus quem cura.

Mais tarde, Jesus mencionou esse fato como evidência de que Deus quer bem a todos (Lc 4.27). O alcance dos feitos divinos vai além dos muros de Israel. A compaixão de Deus não tem fronteiras. O apóstolo Paulo reafirma: “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva” (Rm 3.23-24). Isso é graça! Não merecemos e mesmo assim Deus nos aceita. Assim como Naamã foi contemplado pela misericórdia divina, também nós, hoje, somos alvos do amor e do poder de Deus em Cristo. A história da cura de Naamã também nos ensina a importância do testemunho sobre os feitos de Deus em nossa vida.

Oremos:Dá-nos a tua Palavra, ó Senhor, para que vivendo sob o poder da tua mensagem de salvação, testemunhemos a fé em ti para que todas as pessoas te conheçam, venham a crer e sejam aceitas por ti para a eternidade. Por Jesus. Amém.