Publicado em: 04 de março de 2023
Deus cumpriu a sua promessa

Para: sábado, 04 de março de 2023
Leia em sua Bíblia: Romanos 4.13-17

“Portanto, a promessa de Deus depende da fé, a fim de que a promessa seja garantida como presente de Deus a todos os descendentes de Abraão.” (Rm 4.16)

Promessas são muito interessantes. A princípio, uma promessa é um compromisso que se assume com alguém. Mas, na verdade, não se tem muitas garantias de que aquele compromisso será cumprido. É por isso que é tão normal vermos promessas sendo quebradas, não cumpridas. Nada garante o cumprimento de uma promessa. O que existe é a esperança de que o que foi prometido, será cumprido.

O texto de Paulo aos Romanos, no capítulo 4 de sua carta, fala sobre o porquê de a promessa que Deus fez a Abraão ter sido feita e cumprida. O apóstolo Paulo escreveu: “Essa promessa foi feita não porque Abraão tinha obedecido à lei, mas porque ele havia crido em Deus e havia sido aceito por ele” (Rm 4.13).

Por mais que nós precisemos de garantias para termos certeza de que uma promessa vai ser cumprida, não funciona assim com Deus. O ser humano é pecador e é comum quebrarmos as nossas promessas. Mas Deus não age assim. Ele não precisaria dar uma garantia, mesmo porque, exigir uma garantia para uma promessa, é duvidar da promessa.

No entanto, mesmo assim Deus deu garantias, tanto para Abraão como para nós. Deus deu Isaque para Abraão, e o tornou pai, primeiro de Isaque, e depois pai espiritual de todos nós. A nós, Deus deu a promessa de salvação e perdão dos pecados. E a garantia de que seremos salvos é o próprio cumprimento da promessa: a vinda de Cristo Jesus, sua vida, morte e ressurreição.

Como diz o apóstolo Paulo, Deus “faz com que exista o que não existia” (Rm 4.17). Assim, esse mesmo Deus é quem cria em nós a fé. E ele pode fortalecê-la na promessa que ele mesmo fez para nós e nos convencer do seu grande amor. Que Deus nos abençoe e permita isso em nossa vida.

Oremos: Senhor Deus, fortalece a minha fé na tua promessa de salvação. Que eu confie sempre em teu Filho Jesus Cristo e viva guiado por teu amor. Amém.