Publicado em: 03 de março de 2021
Desgraça alheia não significa punição 

Para: quarta-feira, 3 de março de 2021
Texto: Lucas 13.1-5  

Então Jesus disse: — Vocês pensam que, se aqueles galileus foram mortos desse jeito, isso quer dizer que eles pecaram mais do que os outros galileus? De modo nenhum!” (Lc 13.23) 

 Isso é castigo de Deus! Não é raro ouvirmos pessoas fazendo comentários semelhantes a esse quando alguma tragédia ou catástrofe em determinado lugar acontece, ou mesmo quando uma determinada pessoa sofreu algum mal. Esse tipo de comentário revela algo bastante comum: muitas vezes nós nos colocamos em uma posição de julgamento, como se estivéssemos em algum nível superior do ponto de vista espiritual. A desgraça alheia é vista, então, como punição divina. 

Uma situação semelhante é abordada por Jesus no Evangelho de Lucas, no capítulo 13. Também naquele tempo havia pessoas que se julgavam superiores, colocando-se em posição de julgamento diante de uma tragédia em que alguns galileus foram assassinados por ordem de Pilatos quando ofereciam sacrifícios a DeusJesus, conhecedor do nosso coração malicioso e orgulhoso, abordou a questão.  “Então Jesus disse: — Vocês pensam que, se aqueles galileus foram mortos desse jeito, isso quer dizer que eles pecaram mais do que os outros galileus? De modo nenhum!” (Lc 13.2-3). 

Em outras palavras, Jesus está dizendo que ninguém está em posição de superioridade, ninguém é melhor do que ninguém, quando se trata de questões espirituais. Ao contrário, todos devem se arrepender de seus pecados. O não arrependimento, o não confiar no perdão de Jesus, é que leva à morte eterna. 

Jesus veio ao mundo para nos igualar como seres humanos. Mesmo sendo todos pecadores, temos a mesma oportunidade de salvação. Para ele não há nenhuma divisão. Ele veio salvar todos, indistintamente. A mensagem de Jesus continua sendo atual. Ninguém é superior a ninguém. Todos precisam arrepender-se dos seus pecados e crer nele como Salvador do mundo. 

Oremos: Querido Deus, pedimos-te um coração humilde, pois não somos superiores a ninguém. Ajuda-nos a buscar sempre um arrependimento sincero e verdadeiro. Que sigamos firmes na fé em Jesus Cristo. Amém.