Publicado em: 10 de junho de 2022
Cuidando da criação 

Para: sexta-feira, 10 de junho de 2022
Texto: Gênesis 1.26-2.4  

“Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão.” (Gn 1.26) 

Certa vez, um pai presenteou o seu filho com um cachorro. O garoto ficou muito feliz e contente. Seu pai lhe disse: “Filho, cuide dele com muito carinho e amor”. O menino, alegre, cuidou o melhor que pôde do seu novo companheiro.  

Depois de ter criado todas as coisas, Deus também criou o ser humano para que cuidasse da criação. O texto de Gênesis relata: “Aí ele disse: — Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão.” (Gn 1.26). A tarefa foi dada pois ele foi criado à imagem de Deus. Seu domínio sobre a terra deveria expressar o amor cuidador de Deus. 

No entanto, quando o ser humano caiu em pecado e perdeu a imagem de Deus, seu domínio sobre a criação também foi prejudicado. Surgiram grandes dificuldades, o alimento passou a ser cultivado com esforço e o mundo passou a sofrer por causa do pecado. Podemos ver os efeitos do pecado na natureza ao nosso redor. 

Deus enviou Jesus para restaurar a imagem que foi perdida. Por meio da cruz, o ser humano é perdoado e tem uma nova vida em Cristo. Essa obra na cruz também abriu as portas para uma nova criação. A natureza, que suporta sofrimentos até agora, também aguarda a volta do Salvador Jesus, que trará consigo a redenção de todas as coisas. 

A obra de Jesus tem poder, ela restaura com perdão, com cura, com esperança, com a vida. Nós somos convidados a viver essa nova vida hoje, ensinando crianças a cuidar dos animais com carinho, vivendo nossas relações firmadas no amor e no perdão e levando esperança a corações cansados e sobrecarregados. 

Oremos: Senhor, ajuda-nos a sermos bons cuidadores das bênçãos que vêm de tuas mãos. Em nome de Jesus. Amém.