Publicado em: 14 de julho de 2020
Compaixão é a marca do olhar de Jesus 

Para: terça-feira, 14 de julho de 2020
Texto: Marcos 6.30-34  

“Quando Jesus desceu do barco, viu a multidão e teve pena daquela gente porque pareciam ovelhas sem pastor.” (Mc 6.34) 

Normalmente, quando descemos do carro, do ônibus ou do metrô, estamos com pressa. Ou para chegar a um destino ou para voltar de algum lugar. E, nessa hora, não prestamos muita atenção às pessoas ao nosso redor. Estamos na correria, simplesmente passamos pelos outros. 

Jesus e os apóstolos estavam cansados quando entraram no barco. Era necessário dar uma parada. Havia sido desgastante atender tanta gente. Não havia dado tempo nem para comer. Mas a multidão não estava cansada. As pessoas precisavam ouvir mais daquele mestre. Por isso, elas correram e chegaram no outro lado antes do barco dos apóstolos. 

Jesus queria descer do barco rapidamente, comer alguma coisa e tirar um cochilo, talvez. Mas lá estava toda aquela gente esperando por ele. Diferente de nós, Jesus não ignora pessoas nem passa correndo. Ele vê aquela multidão e dentro dele surge um sentimento muito forte, a compaixão. Jesus simplesmente não consegue desviar o olhar do rosto daquela gente que espera por ele. Ele, que um dia desceu do céu para ser nosso Salvador, agora desce do barco e começa a ensinar. Afinal, quando Jesus desceu do barco, viu a multidão e teve pena daquela gente porque pareciam ovelhas sem pastor” (Mc 6.34). 

Compaixão é a marca do olhar de Jesus. Assim ele continua a olhar para cada um de nós. Ele não ignora ninguém nas suas angústias. Ele é o Bom Pastor que nunca deixa as suas ovelhas desamparadas.  

 

Oremos: Bom Pastor Jesus, tem misericórdia de mim. Olha com compaixão para mim pois preciso de ti e de tua Palavra. Amém.