Publicado em: 05 de março de 2017
Como ele se atreve?

Domingo, 05 de março de 2017

Leia Lucas 3.19-20

 

 “Mas falou contra o governador Herodes porque ele havia casado com Herodias, a esposa do irmão do próprio Herodes. E também porque ele tinha feito muitas outras coisas más. Então Herodes fez uma coisa ainda pior: mandou pôr João na cadeia” (Lc 3.19-20).

 

            “Como ele se atreve a me desafiar desse jeito? Ele não sabe quem eu sou?” Como grande parte das pessoas ricas e poderosas, Herodes não queria que ninguém dissesse que ele estava errado. Muito menos que a crítica viesse de um jovem andarilho do deserto, que vestia roupa feita de pelo de camelo, e que comia gafanhoto e mel silvestre. João Batista não concordava com o gosto de Herodes por mulheres, mas isso não era apenas da conta de Herodes? Certo… Ele havia casado com a esposa de seu meio-irmão Filipe, a ambiciosa Herodias. Mas o que João tinha a ver com isso? Tudo bem ver João criticar os líderes religiosos judeus mas Herodes achava que a sua família deveria ficar fora disso.

            Mas Deus havia enviado João para confrontar pecadores, para que reconhecessem seus pecados e encontrassem o perdão no Messias prometido. Não importava o quão importante você fosse. João sabia que o melhor era encarar seus pecados agora, para que Deus os perdoasse. A alternativa era esperar até que a vida terminasse, e você estaria diante do tribunal de Deus.

            Herodes deveria ter ouvido as palavras de João e se arrependido. Ao invés disso, ele pôs João na cadeia. Assim ele acrescentou mais um pecado na sua lista. Ele não apenas se recusou a aceitar a advertência oportuna de João e escapar da ira de Deus, mas ele afastou João das pessoas que precisavam desesperadamente ouvir a advertência de Deus.

Oração: Todo-Poderoso Deus, tua Palavra confronta meu orgulho e meu pecado. Por amor de Jesus, leva-me a me arrepender dos meus pecados e procurar o teu perdão. Eu peço em nome de Jesus Cristo, teu Filho. Amém.

Mensagem da série “Da manjedoura ao túmulo vazio”. Período de Quaresma.