Publicado em: 20 de novembro de 2022
Chegou a hora 

Para: domingo, 20 de novembro de 2022
Texto: Mateus 25.31-46  

Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo.” (Mt 25.34) 

Não aguentamos mais ouvir falar de guerras, de injustiça, de corrupção e de maldade. Chega um tempo em que percebemos que não aguentamos mais nós mesmos, nossa impaciência, nossas grosserias, nossas doenças, nossos lutos, nossos fracassos. “Quando vai chegar a minha hora de ser feliz?”, nos perguntamos. Quando virá o tempo quando nós pararemos de sofrer? 

Então, ouvimos a promessa de Jesus: “Quando o Filho do Homem vier como Rei, com todos os anjos, ele se sentará no seu trono real. Ele porá os bons à sua direita e os outros, à esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo’” (Mt 25.31-34). 

Deus preparou o Reino no qual não perguntaremos mais quando o sofrimento irá cessar: o sofrimento não mais existirá! No novo céu e na nova terra, não questionaremos mais nossa dignidade e a falta dela: tudo será novo. Na cidade perfeita, não haverá mais dor nem choro, e a morte não mais existirá.  

Mas, por que nós, pecadores e injustos, iríamos ser chamados para um lugar assim? Afinal, sabemos: não somos bons. Então, Jesus oferece a si mesmo, o único perfeito e bom que faz o que não conseguimos fazer, que pagou por nossos pecados com sua morte. Com seu perdão, ele nos tira do caminho vicioso da desesperança, da reclamação e do medo do futuro. Ao nos salvar do inferno e vencer a morte, ele nos faz olhar para o outro com misericórdia, como ele olha para nós. E ao servirmos ao sofredor, ele nos diz: “Foi a mim que fizeram” (Mt 25.40). 

Então, não se desespere, viva com esperança e alegria, repartindo amor e cuidado com as pessoas mesmo que ainda haja sofrimento hoje. Aproxima-se o dia em que ouviremos: chegou a hora! 

Oremos: Jesus, ajuda-me a esperar a tua vinda servindo ao necessitado com a esperança da vida eterna. Amém.