Publicado em: 07 de dezembro de 2017
Certeza em meio às perguntas

Para: Quinta-feira, 07 de dezembro de 2017

Texto: Salmo 66.1-12

“Deixaste que os nossos inimigos nos pisassem. Passamos pelo fogo e pela água, mas agora nos trouxeste para um lugar seguro.” (Sl 66.12)

Há um provérbio japonês que diz: “Pouco se aprende com a vitória, mas muito com a derrota”. Dizem os mais entendidos e vividos, que algumas grandes virtudes são produzidas em nossas vidas quando a vitória não acontece: humildade, reconhecimento da nossa fragilidade e aprendizado de que nem tudo está sob nosso controle.

Por que minha empresa foi à falência? Por que não consegui a vaga naquele concurso ou universidade depois de tanto estudar? Por que fui despedido do meu local de trabalho? Por que meu relacionamento fracassou? Por que há tantos conflitos na minha família? Por que minha saúde está assim, tão fragilizada? Qual é o “por que” que tira seu sono e sua paz?

O Salmo 66 expõe um certo lamento. O salmista deixa escrito a dor e a dificuldade que é passar por uma prova. Ele fala em passar pelo fogo, sentir cargas pesadas e ter os inimigos cavalgando sobre a cabeça. A maioria de nós poderia dizer: “Esse texto descreve o que eu sinto tantas vezes!” O próprio Senhor Jesus passou pela prova e sentiu tudo isso que é descrito no texto bíblico. Ele também perguntou: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mc 15.34).

As provas fazem e farão parte de toda nossa existência. Em meio a elas, podemos lembrar que temos um Salvador que foi provado, que entende nossas fraquezas e deu a vida pelos nossos pecados. A ele nós podemos nos achegar com confiança e expor nossos lamentos e “por quês”. Em meio às perguntas, o escritor sagrado afirma: “Passamos pelo fogo e pela água, mas agora nos trouxeste para um lugar seguro” (Sl 66.12).

Oremos: Pai querido, que bom saber que em ti temos segurança em meio aos problemas e perguntas. Que bom crer num Deus que sabe o que é dor e prova. Lembra-nos sempre que teus braços e tua mão estendida nos dão segurança em qualquer situação. Por Jesus. Amém.