Publicado em: 02 de setembro de 2021
Bênção de ser livre 

Para: quinta-feira, 2 de setembro de 2021
Texto: Filemom 1-7  

“Peço a Deus que a fé que une você a nós faça com que compreendamos mais profundamente todas as bênçãos que temos recebido na nossa vida, por estarmos unidos com Cristo.” (Fm 6) 

Qual é a maior bênção que você já recebeu? A vida, a família, a fé, saúde e sustento? A Bíblia fala de um homem para quem a maior de todas as bênçãos era a liberdade. Onésimo, um escravo fugitivo que encontrou o apóstolo Paulo na prisão, ouviu falar de Jesus. O escravo que buscava a bênção de ser libertado da opressão de homens creu no evangelho. E recebeu a bênção de ser libertado também dos seus pecados. 

Paulo enviou Onésimo de volta para casa, com a convicção de que Filemom, seu senhor, receberia o antigo escravo como um irmão. Paulo escreveu a Filemom: “Peço a Deus que a fé que une você a nós faça com que compreendamos mais profundamente todas as bênçãos que temos recebido na nossa vida, por estarmos unidos com Cristo” (Fm 6). Filemom deveria reconhecer a liberdade de Onésimo como uma bênção de Deus. 

Nesta vida, temos que respeitar diversas hierarquias para que as coisas funcionem bem. No entanto, como pessoa, ninguém é maior ou menor, mais ou menos importante. Somos todos criaturas de um Deus de amor, reconciliadas pela morte de Cristo na cruz. Pela fé somos libertados do pecado e da morte eterna, e nos tornamos igualmente filhos e filhas do mesmo Pai. Por causa dessa bênção, nossa vida se torna livre diante de Deus. E o nosso relacionamento com o próximo se torna livre também. Somos livres para servir. Somos livres para amar. Livres para respeitar o outro em sua individualidade e decisões. 

Certamente Deus abençoou você com muitas bênçãos, conforme a vontade dele. Que você possa compreender e agradecer por todas. E que a grande bênção de liberdade, que temos em Cristo, oriente seu pensamento, seus relacionamentos e todo o seu viver. 

Oremos: Senhor Deus, obrigado pela liberdade que temos em Cristo. Livre da culpa, quero viver em paz, servindo ao meu semelhante. Que as tuas bênçãos em minha vida se tornem bênçãos para os outros também. Por Jesus. Amém.