Publicado em: 17 de junho de 2020
Bênção de nascer! Bênção de morrer! 

Para: quarta-feira, 17 de junho de 2020
Texto: Jó 3.1-10  

Maldito o dia em que nasci! Maldita a noite em que disseram: ‘Já nasceu! É homem!’” (Jó 3.3) 

O sofrimento pode tirar a clareza do pensamento e impedir que percebamos a beleza e o sentido da vida. Você pode estar em um lugar maravilhoso, cercado de pessoas agradáveis, porém, uma simples dor de cabeça pode roubar o bem-estar. 

O sofrimento é como uma neblina que envolve nosso ser e nos impede de olhar o que existe ao redor. Foi isso que aconteceu com Jó. Uma intensa neblina de sofrimento rodeou sua vida. Ele sofreu perdas muito dolorosas. Os seus filhos morreram, os seus bens foram saqueados, e, por fim, ele mesmo ficou doente, sentindo dores intensas, a ponto de dizer: “Maldito o dia em que nasci!” (Jó 3.3). 

Alguns podem se escandalizar com a declaração de Jó a respeito do seu nascimento. Porém, apesar dos gemidos de dor, apesar das frases de lamento, a Escritura registra que Jó permaneceu fiel e que, por fim, a neblina de sofrimento se dissipou e ele voltou a perceber e sentir a alegria da vida. 

Talvez você esteja se sentindo triste, magoado, enfrentando sofrimentos físicos ou emocionais. É preciso estar atento com os nossos sentimentos e com os sentimentos das pessoas ao nosso redor. O Diabo usará esses momentos para roubar nossa esperança e nossa fé. É necessário perseverar e, sobretudo, perceber que em Jesus encontramos forças para enfrentar os desafios da vida, que em Jesus até mesmo o andar pelo vale da sombra da morte torna-se uma bênção porque Deus anda conosco. 

Em Jesus, toda maldição se torna uma bênção, de forma que poderemos perceber a neblina do desespero se dissipar, abrindo espaço para os raios do sol da esperança. 

Oremos: Misericordioso Deus, sabemos da tua presença e do teu amor. Mas o sofrimento é bem real em nossa vida. Dá-nos forças para suportar, perseverança para enfrentar e tua bênção para superar o sofrimento. Em nome de Jesus. Amém.