Publicado em: 12 de setembro de 2021
Arrependimento e perdão de Deus 

Para: domingo, 12 de setembro de 2021
Texto: Lucas 15.8-10 

“Pois eu digo a vocês que assim também os anjos de Deus se alegrarão por causa de um pecador que se arrepende dos seus pecados.” (Lc 15.10) 

Em 2011, uma enfermeira australiana, Bronnie Ware, cuidadora de pacientes terminais, decidiu lançar um livro sobre suas experiências com as pessoas junto ao leito de morte. O livro, intitulado “Antes de partir: os cinco principais arrependimentos que as pessoas têm antes de morrer”, traz profundas reflexões sobre o que as pessoas fazem de suas vidas.  

Afinal, você já se arrependeu de algo que fez ou deixou de fazer? Provavelmente a resposta a essa pergunta será um sonoro “sim”. Como diz o ditado popular, “a vida é feita de escolhas”, boas ou más. E cada uma de nossas escolhas traz a sua consequência, como a culpa e o arrependimento, como bem descreve o livro de Bronnie Ware. 

Arrependimento é um tema central da vida cristã e também do texto bíblico do Evangelho de Lucas, capítulo 15. Em conjunto com as parábolas da ovelha perdida e do filho perdido, a parábola da moeda perdida destaca a grande alegria de Deus quando o pecador arrependido é achado pelo Salvador Jesus: “Pois eu digo a vocês que assim também os anjos de Deus se alegrarão por causa de um pecador que se arrepende dos seus pecados” (Lc 15.10). Arrepender-se, antes de tudo, é um ato de fé. É dádiva do Espírito Santo, que faz o nosso coração arder, ansiando pelo perdão e acolhimento de nosso Deus. 

Vivamos a vida como dom gracioso de Deus, em arrependimento e perdão diários. Que “antes de partir”, que a cada dia, o nosso arrependimento sincero chegue ao Pai celestial. Isso certamente será fonte de saúde e alegria, como disse Jesus: “Assim também os anjos de Deus se alegrarão por causa de um pecador que se arrepende dos seus pecados”.

Oremos: Bondoso Deus, reaviva em nós a tua santa Palavra para que reconheçamos o nosso pecado e voltemos sempre à segurança de teus braços, com o perdão e a reconciliação oferecidos por Jesus, nosso Redentor. Amém.