Publicado em: 23 de abril de 2022
Alegrem-se por isso! 

Para: sábado, 23 de abril de 2022
Texto: 1Pedro 1.6-9  

“Alegrem-se por isso, se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo.” (1Pe 1.6) 

Pedro encorajou os cristãos que estavam espalhados nos mais diversos lugares da Ásia Menor a suportarem os sofrimentos, as perseguições e provações com paciência e perseverança. Pedro aconselhou o que viveu na pele. Ele e os discípulos de Jesus foram chicoteados e ordenados a que nunca mais falassem a respeito de Jesus. Contudo, eles ficaram muito alegres porque Deus havia achado que eles eram dignos de serem insultados por serem seguidores de Jesus.  

O sofrimento está presente na vida do cristão. Isso não quer dizer que o cristão irá buscar o sofrimento. No entanto, o cristão não abre mão de caminhar com o seu Salvador Jesus. 

Alegria não é ausência de sofrimento, mas é a presença daquele que vem caminhar com seus filhos que sofrem. Essa afirmação fica muito clara quando ouvimos as palavras de Pedro aos cristãos que estavam sofrendo: “Alegrem-se por isso, se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo” (1Pe 1.6). 

Alegria no sofrimento só é possível quando temos a esperança viva de que em Cristo Jesus somos salvos. Nas provações e tentações temos oportunidades de nos aproximarmos daquele que sofreu e morreu em nosso lugar, garantindo vida eterna. A alegria de estar na presença de Jesus é o que faz com que os sofrimentos não se comparem com as promessas de vida e salvação. 

Jesus afirmou: “Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza virará alegria. Agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês” (Jo 16.20, 22). Jesus ressuscitou e ninguém poderá tirar essa alegria de nosso coração. Alegre-se por isso! 

Oremos: Obrigado, Senhor, por fortaleceres a viva esperança em nosso coração e, mesmo em meio a provações, nos alegramos por sermos teus filhos. Amém.