Publicado em: 15 de março de 2020
Ainda que eu morra, viverei 

Para: domingo, 15 de março de 2020
Texto: João 2.13-22 

Quando Jesus foi ressuscitado, os seus discípulos lembraram que ele tinha dito isso e então creram nas Escrituras Sagradas e nas palavras dele. (Jo 2.22)  

É difícil imaginar que Jesus tenha feito um chicote de cordas e expulsado pessoas do Templo. Mas isso aconteceu em Jerusalém. Jesus foi lá e viu pessoas trocando dinheiro e vendendo animais. A casa de oração tinha virado uma casa de negócios. tolerância de Jesus foi zero. Porém, ele aproveitou para falar dele e da verdade sobre a qual a vida cristã está fundamentada: a ressurreição dos mortos. 

Jesus comparou o seu corpo com o Templo e disse que ele seria destruído, mas em três dias seria erguido novamente. Ele estava falando da sua crucificação, morte e ressurreição. Quando Jesus foi ressuscitado, os seus discípulos lembraram que ele tinha dito isso e então creram nas Escrituras Sagradas e nas palavras dele” (Jo 2.22). Graças à ressurreição de Jesus, nós ressuscitaremos. Antes, como Cristo, vamos passar pela morte. Ela é a rainha dos medos e nos aterroriza, pois causa dor, saudade e sentimento de vazio. 

Quando Jesus morreu houve trevas, de dia, por três horas. A morte é forte. Mas ela não tem e nunca terá a última palavra. O Senhor Jesus ressuscitou e com a sua ressurreição ele chicoteou o pecado, Satanás e a morte. Jesus ressuscitou, apareceu às mulheres, aos discípulos e a mais de quinhentas pessoas. A ressurreição é o sinal da vitória alcançada por Jesus na cruz. 

Jesus oferece duas ressurreições. A primeira, quando ele nos converte à fé, para nos dar uma nova vida em Jesus. A segunda ressurreição é a final, prometida por Jesus e que nos garantirá vida perfeita por toda a eternidade.  

A esperança da ressurreição pode não acabar com as cruéis dores provenientes da morte, mas ela pode acalmar a nossa alma porque é Jesus que faz esta promessa: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11.25).  

Oremos: Jesus, são doídos os efeitos da morte. Ressuscita-me pela tua palavra a confiar sempre em ti e faze com que eu possa crer que eu também ressuscitarei. Amém.