Publicado em: 25 de julho de 2020
Ação de graças 

Para: sábado, 25 de julho de 2020
Texto: Efésios 3.20-21  

“[Deus] pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos.” (Ef 3.20) 

Um menino de cinco anos, perguntado se costumava orar, respondeu: Sim, já fiz os meus três pedidos. Na sua imaginação infantil, orar era como a história do gênio da lâmpada encantada: “Você tem direito a três pedidos”. E como você costuma orar?  O que você pede a Deus? 

As nossas necessidades diárias nos levam a pedir a ajuda divina. Necessitamos e pedimos saúde, proteção, paz, sustento, emprego, êxito nos estudos. O próprio Jesus nos ensinou e nos animou a orar: “Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês” (Mt 7.7). Porém, precisamos saber que a oração de um cristão não se limita a pedir. Orar também envolve dar graças, confessar os pecados, pedir o perdão de Deus e fazer súplicas em favor dos outros, até porque Jesus nos ensinou a orar Pai Nosso. 

O texto bíblico de Efésios 3.20-21 é a conclusão de uma oração que o apóstolo Paulo fez em favor de todo o povo de Deus: “Peço a Deus que dê a vocês poder para que sejam espiritualmente fortes, que Cristo viva no coração de vocês, que vocês tenham raízes e alicerces no amor para que possam compreender o amor de Cristo em toda a sua largura, comprimento, altura e profundidade” (Ef 3.16-18). E então, em conclusão, o apóstolo deu glórias a Deus, reconhecendo que, por meio do seu poder que age em nós, [Deus] pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos! (Ef 3.20). 

O segredo é uma vida em comunhão com Deus, firmada na sua Palavra. Em última análise, orar significa nos submetermos à vontade de Deus, certos de que ele é poderoso e gracioso, e pode fazer muito mais do que nós pedimos. 

Oremos: Gracioso Deus, recebe o nosso louvor! Dá-nos o que precisamos e ensina-nos a também orar pelo nosso próximo. Em nome de Jesus. Amém.