Publicado em: 11 de junho de 2021
A vingança nunca é plena 

Para: sexta-feira, 11 de junho de 2021
Texto: Gênesis 45.3-15  

Portanto, não foram vocês que me mandaram para cá, mas foi Deus. (Gn 45.8) 

O sentimento de vingança sempre esteve no mundo. Na nossa sociedade não é diferente. Ela é assunto de vários filmes e músicas. Com certeza deve existir alguma música que diz: “você me fez sofrer, agora quem vai sofrer é você”. Mas refletir sobre a história de José pode nos fazer repensar esse sentimento. 

José era um dos filhos mais novos de Jacó. Os irmãos mais velhos de José tinham bastante ciúme pois achavam que ele era muito mimado pelo pai. Por isso, acabaram vendendo o irmão como escravo. Que grande pecado eles cometeram! Mas, o que era um plano para se livrar do irmão mais novo, acabou se tornando instrumento nas mãos de Deus para que toda a família fosse salva! 

José acabou se tornando governador de todo o Egito. Ele era, portanto, muito poderoso e sábio, e nunca havia se afastado do Deus de seu pai. Esse Deus revelou a José que toda a região passaria por um período de fome. José planejou e não deixou que a fome chegasse ao Egito. 

Nesse mesmo período, os seus irmãos aparecem pedindo ajuda, justamente por causa da fome. Que reviravolta! Mas José não disse para os irmãos: “Vocês me fizeram sofrer, agora quem vai sofrer são vocês”. Ele afirmou: Não foram vocês que me mandaram para cá, mas foi Deus” (Gn 45.8)Ele reconheceu que alguma coisa mais importante havia acontecido em sua vida e na vida da sua família. Ele percebeu que, na verdade, Deus, em sua sabedoria, utilizara as consequências de um pecado humano para mostrar como ele é misericordioso. No fim das contas, Deus enviou José para salvar o seu povo. 

O Deus que guiou a vida de José e de seus irmãos é o mesmo que guia a nossa vida. Ele enviou Jesus para que nenhum de nós morra, mas que tenhamos a vida eterna. Esse Deus que não abandonou José nem os irmãos dele, também não abandona você! 

Oremos: Deus, ajuda-me a não cultivar sentimento de vingança, mas a reconhecer a tua vontade em todas as coisas. Amém.