Publicado em: 16 de fevereiro de 2017
A recompensa de Deus

Para: Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Texto:Salmo 41

“Felizes são aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldades!” (Sl 41.1)

               “Quem dá aos pobres empresta a Deus”. Esse é um dito popular que vem ao encontro do Salmo 41. No Sermão do Monte Jesus expressou essa mesma verdade ao dizer: “Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas” (Mt 5.7).

            A teologia bíblica dá uma ênfase especial à salvação unicamente por graça, pela fé em Jesus Cristo. O grande tripé no qual Lutero e os seus colegas reformadores fundamentaram o movimento da Reforma foi: somente a escritura, somente a graça, somente a fé.

            A ênfase nessa verdade da salvação por graça não quer dizer que podemos nos acomodar e não fazer o bem, deixando de ajudar a quem passa por dificuldades. O salmista Davi era um homem “segundo o coração de Deus” e assim se expressou: “Felizes são aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldades!” (Sl 41.1).

            É verdade que somos salvos por uma ação graciosa de Deus, que através da Escritura nos revelou o seu grande amor e pela ação do Espírito Santo nos deu o presente da fé, conforme o apóstolo Paulo expressa na carta aos Efésios 2.8 e 9. Mas não podemos nos esquecer que Deus, na mesma carta, nos diz que “em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós” (Ef 2.10).

            Não praticamos boas ações para ganhar a salvação, mas como fruto da fé. Ajudar o pobre, tratá-lo com dignidade, é uma boa obra que Deus recompensa e nos faz felizes porque “é mais feliz quem dá do que quem recebe” (At 20.35).

Oremos:Querido Pai celestial, dá-me um coração repleto de misericórdia para que minhas mãos se estendam em socorro ao pobre e necessitado. Lembra-me sempre que diante de ti sou como um mendigo, com mãos estendidas para suplicar e receber as tuas bênçãos. Amém.