Publicado em: 06 de novembro de 2020
A promessa verdadeira 

Para: sexta-feira, 6 de novembro de 2020
Texto: 1Reis 17.8-16  

Como o Senhor havia prometido por meio de Elias, não faltou farinha na tigela nem azeite no jarro.” (1Rs 17.16)

Cumprir uma promessa feita é sempre um grande desafio! A maioria de nossas promessas depende da concretização de fatos que muitas vezes fogem do nosso controle. Se conseguimos cumprir a promessa, não fizemos mais do que a nossa obrigação. Se, no entanto, descumprimos o que prometemos, perdemos todo o crédito que tínhamos.  

Vejamos o exemplo do profeta Elias. Enviado para falar a respeito de Deus, ele teve a dura missão de profetizar sobre a seca que castigaria o povo de Israel por causa de sua idolatria. Ignorado, Elias foi refugiar-se na cidade de Sarepta, pedindo água e comida a uma viúva. Ela respondeu não ter comida suficiente, nem mesmo para ela e para o seu filho, quanto mais para Elias! Elias, então, prometeu: “O Senhor, o Deus de Israel, diz isto: Não acabará a farinha da sua tigela, nem faltará azeite no seu jarro até o dia em que eu, o Senhor, fizer cair chuva.” (1Rs 17.14). A sequência da história nos mostra que a mulher confiou na promessa divina e assim como o Senhor havia prometido por meio de Elias, não faltou farinha na tigela nem azeite no jarro” (1Rs 17.16).  

Essa promessa e cumprimento de Deus nos fazem lembrar da grande verdade de que, se nas coisas pequenas Deus cumpre o que foi prometido, quanto mais o fará nas grandes. Por meio de Cristo Jesus ele nos prometeu perdão, vida e salvação. Essa promessa é extremamente consoladora para nós pois sabemos que ela foi cumprida completamente, “porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Vivamos confiantes naquele que, em Jesus, cumpriu a promessa verdadeira! 

Oremos: Amado Deus, muito obrigado por cumprires tua promessa de salvação. Ajuda-me sempre confiar nela. Por Cristo Jesus. Amém.