Publicado em: 07 de março de 2021
A paciência de Deus 

Para: domingo, 7 de março de 2021
Texto: Lucas 13.6-9 

Patrão, deixe a figueira ficar mais este ano. Eu vou afofar a terra em volta dela e pôr bastante adubo. Se no ano que vem ela der figos, muito bem. Se não der, então mande cortá-la. (Lc 13.8-9) 

Com o advento do império da velocidade e dos prazos curtos, não temos mais tempo para ser pacientes. Querer tudo “para ontem” é uma das pressões que sofremos no mundo. Mas, com Deus é totalmente diferente. Ele é um Deus paciente. 

A parábola da figueira é uma das que mais revelam a paciência de Deus. Em Israel, as figueiras levavam em média sete anos para produzir os primeiros frutos. Então, só o fato de você plantar uma figueira mostrava sua paciência em investir na terra para só colher frutos sete anos depois.  

Jesus contou que o dono de uma figueira, durante três anos seguidos, havia procurado frutos nela e não havia encontrado fruto algum. Ou seja, o homem esperou os sete anos normais e mais três anos adicionais. Era muita paciência! 

Jesus prosseguiu dizendo que, quando o dono pensou em cortar a árvore, seu trabalhador pediu mais tempo: “Patrão, deixe a figueira ficar mais este ano. Eu vou afofar a terra em volta dela e pôr bastante adubo. Se no ano que vem ela der figos, muito bem. Se não der, então mande cortá-la” (Lc 13.8-9)Além dos dez anos que já havia recebido, a figueira ganharia mais um 

Deus tem paciência com todos! Ele espera sete anos, mais três, depois ainda mais um e ainda tem certeza de que nos arrependeremos e voltaremos a ele. Da mesma forma, quando você vê o lado negativo da vida, pense que Deus está lhe dando sete anos, mais três anos e mais um ano para recomeçar.  

Hoje, escute Deus dizendo a todos nós: “Quando você olhar para mim, ótimo! Eu estarei lá e o receberei como filho, perdoarei sua rebeldia e curarei suas feridas”. 

Oremos: Senhor Deus, obrigado por tua misericórdia e paciência conosco. Nos dias difíceis, lembra-nos do teu cuidado e amor por todos nós. Em nome de Jesus. Amém.