Publicado em: 22 de setembro de 2020
A paciência cristã 

Para: terça-feira, 22 de setembro de 2020
Texto: Tiago 5.7-12  

Por isso, irmãos, tenham paciência até que o Senhor venha. (Tg 5.7) 

Você sabe a origem da palavra paciência? Ela vem do latim e significa sofrer e aguentar os ferimentos e os danos que nos são causadosA paciência não pode ser nem um centímetro mais curta do que a aflição”, disse Thomas Adams. 

Na Carta de Tiago, capítulo 5, o apóstolo explica que o lavrador precisa esperar o tempo da colheita. Até lá, a paciência se torna sua companheira. Não pode ser nenhum centímetro mais curta. O texto bíblico também nos lembra de que ela fez parte durante todo o tempo de sofrimentos dos profetas. “Irmãos, tenham paciência até que o Senhor venha” (Tg 5.7), escreveu Tiago. Ou seja, que a nossa paciência não seja tão curta a ponto de perdermos a nossa salvação eterna. Ao que tudo indica, havia uma parte dos irmãos da igreja que se queixava dos outros. Esse grupo estava prestes a resolver as coisas do seu modo e colocar a sua salvação eterna em risco. As suas queixas eram maiores do que a sua paciência. 

Deus, no entanto, não desanima. Ele tem motivos suficientes para se queixar de nós, mas prefere ser misericordioso conosco. A sua paciência não tem limites e ele está sempre pronto para nos ajudar durante as nossas aflições. Ele só deseja que vejamos tudo na perspectiva da vida eterna, que olhemos para o seu Filho Jesus que suportou tudo por nós, e que creiamos nele. Pois, há uma colheita pela frente, quando toda aflição acabará. Até que o Senhor Jesus venha, quem ama é paciente e bondoso, e suporta tudo com fé, esperança e amor. 

Oremos: Senhor Deus e nosso Pai celeste, perdoa-nos quando somos queixosos e raivosos. Isso só nos consome e nos faz mal. Coloca amor e paciência em nosso coração. Perdoa os que nos ofendem. Dá-nos olhos para a eternidade. Por Jesus. Amém.