Publicado em: 27 de junho de 2020
A herança eterna

Para: sábado, 27 de junho de 2020
Texto: 2Coríntios 8.8-15  

Porque vocês já conhecem o grande amor do nosso Senhor Jesus Cristo: ele era rico, mas, por amor a vocês, ele se tornou pobre a fim de que vocês se tornassem ricos por meio da pobreza dele. (2Co 8.9) 

Tornar-se pobre para enriquecer alguém, isto é, abrir mão de uma riqueza para que outros possam ficar ricos. Parece que não há muita lógica nisso. Contudo, o apóstolo Paulo afirma: “Porque vocês já conhecem o grande amor do nosso Senhor Jesus Cristo: ele era rico, mas, por amor a vocês, ele se tornou pobre a fim de que vocês se tornassem ricos por meio da pobreza dele” (2Co 8.9). Todo o Reino de Deus sempre pertenceu a Jesus, porém, ele se tornou pobre, abriu mão das glórias eternas e cumpriu a lei de Deus perfeitamente com um propósito: nos tornar ricos na graça de Deus. 

Jesus é a razão de sermos ricos, pois ele colocou em nossa vida uma esperança que não termina com este mundo. É uma esperança eterna. O que mais nos surpreende é que nada fizemos para merecer tamanho amor e misericórdia, e mesmo assim o nosso Salvador nos concede muito mais bênçãos do que precisamos, cuida de nós nos protege de tantas maneiras que não temos como compreender ou retribuir. O hino Castelo Forte, composto por Martinho Lutero, reformador protestante, retrata muito bem isso: “Se vierem roubar os bens, vida e o lar – que tudo se vá! Proveito não lhes dá. O céu é nossa herança”. 

A nossa verdadeira riqueza não está nas coisas que temos, apesar de elas também serem bênçãos de Deus. Mas a nossa riqueza está na esperança que nos foi dada de graça: os céus como garantia da confiança que temos em Jesus Cristo, nosso Salvador. 

Oremos: Querido Senhor, obrigado por nos concederes uma riqueza que nós nunca poderíamos alcançar, a salvação eterna. Pedimos-te que abras a nossa mente e o nosso coração para sempre confiarmos em ti como nosso Senhor e Salvador. Amém.