Publicado em: 09 de novembro de 2022
A eternidade de Deus e a brevidade da nossa vida 

Para: quarta-feira, 09 de novembro de 2022
Texto: Salmo 90.1-12  

“Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio.” (Sl 90.12) 

O Salmo 90 enfatiza a eternidade de Deus e a maravilha das suas ações por amor a nós. Mostra também que nós, humanos, somos temporários, pequenos e frágeis diante da grandeza do Criador. Diz o Salmo que somos “como a erva que brota de manhã, que cresce e abre em flor e de tarde seca e morre” (Sl 90.5-6). Além de a nossa vida ser curta, ela também está sujeita ao cansaço e a muitas aflições. E, se isso não bastasse, ainda temos os nossos pecados que causam o furor e a ira de Deus. 

E onde está a solução para a nossa vida tão curta e frágil? E o que pode apagar o furor e a ira de Deus por causa dos nossos pecados? É aí que o Salmo apresenta Deus como nosso eterno refúgio. Sim, Deus não se cansa de repetir em sua Palavra que ele jamais nos abandona. Se a brevidade da nossa vida nos perturba, lembremos que ela está sob os cuidados diários de Deus. E o furor e a sua ira pelos nossos pecados, Deus mesmo já apagou quando seu filho Jesus carregou a cruz e nela morreu por nós. 

Porém, ainda vivemos no mundo, repleto de inquietações e onde não sabemos até quando a nossa vida vai durar. Da mesma forma, nada sabemos sobre o dia de amanhã. Como não nos preocuparmos? O Salmo 90 tem uma pequena oração que diz assim: “Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio” (Sl 90.12). 

Que Deus nos dê sabedoria para vivermos esta vida tão breve, frágil e cheia de inquietações sob a orientação dele. Que ele nos ajude a depositar a nossa confiança em Cristo e crer que toda a nossa culpa foi perdoada por ele, ao morrer por nós na cruz. 

Oremos: Amado e eterno Deus, somos pequenos e frágeis diante da tua eternidade. Ajuda-nos a crer que és nosso refúgio em todos os dias da nossa vida. Conforta-nos com a certeza de que teu filho Jesus pagou pela culpa dos nossos pecados. Em Jesus. Amém.