Publicado em: 11 de setembro de 2020
A cruz de Jesus: um raio de luz 

Para: sexta-feira, 11 de setembro de 2020
Texto: Isaías 50.4-10 

“Escutem, vocês que temem o Senhor e obedecem às ordens do seu servo: se o caminho em que andam é escuro, sem nenhum raio de luz, confiem no Senhor, ponham a sua esperança no seu Deus. (Is 50.10) 

Era uma manhã de setembro de 2001. Frank Silecchia foi trabalhar como voluntário nos destroços do World Trade Center. Ele esperava encontrar algum sobrevivente, mas não encontrou. Ele encontrou alguns mortos. Em meio àquela escura e cruel carnificina, no entanto, ele deparou-se com um símbolo: uma cruz formada por vigas de aço. Um símbolo em meio aos destroços. Uma cruz na crise.  

Os problemas em nossos dias são constantes: a mulher agredida, a sirene da ambulância que vem buscar um familiar, a grave situação econômica. Mas será que nesses constantes problemas conseguimos perceber a companhia de Deus? 

O profeta Isaías nos relata o sofrimento do Servo sofredor: Ofereci as minhas costas aos que me batiam e o rosto aos que arrancavam a minha barba. Não tentei me esconder quando me xingavam e cuspiam no meu rosto” (Is 50.6). Mas esse Servo sofredor também sabe que, em meio ao sofrimento, “o Senhor Deus é quem me defende, e por isso ninguém poderá me condenar (Is 50.9). Uma profecia da cruz. Uma cruz na crise! O Deus que entende a dor! O Deus que ergueu a cruz do seu Filho Jesus para nos salvar do poço escuro da perdição! 

Frank Silecchia, naquele setembro do ano de 2001, viu a cruz nos meio dos escombros. Talvez o nosso mês de setembro esteja repleto de escombros. E quando tivermos de passar por momentos sombrios, ouçamos este recado: “Se o caminho em que andam é escuro, sem nenhum raio de luz, confiem no Senhor (Is 50.10). O Servo sofredor, Jesus, sofreu e foi à escuridão da cruz por nós. Ele jamais nos abandonará ou desistirá de nós. Olhemos para Jesus e para a sua cruz: ali está o verdadeiro raio de luz! 

Oremos: Senhor Deus, que nas escuras angústias da vida saibamos nos apegar a Jesus e à sua cruz. Que diariamente saibamos andar na luz da tua Palavra. Em nome de Jesus. Amém.